Futebol

Seleccionadores apontam Espanha como favorita à conquista do Euro 2012

A selecção de Espanha é a actual campeã da Europa e do Mundo
Foto
A selecção de Espanha é a actual campeã da Europa e do Mundo Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters (Arquivo)

A maioria dos treinadores dos 16 países qualificados para o Euro 2012 aponta a Espanha como a mais forte candidata à vitória no torneio.

Reunidos num seminário em Varsóvia, cidade que acolherá o jogo inaugural da competição, muitos dos seleccionadores aceitaram apontar um favorito ao triunfo final. Joachim Löw, técnico da Alemanha, é taxativo: "As outras selecções estão atrás da Espanha", vincou.

Para Löw, a fasquia mínima no Euro 2012 para a Alemanha são os quartos-de-final. "Depois ver-se-á", atirou, sublinhando que a fase de grupos, que inclui Portugal, Holanda e Dinamarca como adversários, será "muito difícil".

Duas destas selecções entram na aposta de Laurent Blanc, seleccionador francês, para a conquista da prova. Favoritos? "Espanha, Alemanha e Holanda". Um prognóstico que não difere muito daquele que é traçado por Giovanni Trappatoni, italiano aos comandos da Irlanda: "Há uma equipa muito forte, que é Espanha, mas há também Inglaterra, Holanda e Alemanha".

A este lote, Slaven Bilic, técnico croata, junta a Itália, por uma questão de tradição. Mas recorda que "cada selecção tem uma hipótese".