Nélson Oliveira chamado por Paulo Bento

Foto
Nélson Oliveira foi convocado pela primeira vez para a selecção A Foto: Reuters/Arquivo.

A estreia de Nélson Oliveira, do Benfica, nas convocatórias da selecção A é a grande novidade da lista de Paulo Bento para o encontro particular com a Polónia, na próxima quarta-feira.

Este partida (e convocatória) ganha especial importância, uma vez que será a última antes de o seleccionador anunciar o grupo de convocados para o Campeonato da Europa de 2012. Portugal irá realizar mais jogos de preparação, mas nessa altura já com as escolhas finais de Paulo Bento.

O jovem avançado do Benfica, de 20 anos, foi uma das figuras da selecção nacional de sub-20 que foi vice-campeã mundial do escalão no ano passado e, apesar de não ter feito muitos jogos pelo seu clube esta época, mereceu a confiança de Paulo Bento. Nélson Oliveira foi usado por Jorge Jesus em três jogos da Liga, sempre como suplente, e em três jogos da Taça da Liga, sempre como titular e nos quais marcou dois golos. O jogador participou ainda nos dois jogos que o Benfica fez na Taça esta época, ume vez como titular e outra como suplente utilizado.

"É um jogador com características diferentes de todos os outros que são normalmente chamados", justificou o seleccionador.

Além de Nélson Oliveira, Paulo Bento chamou mais três jogadores que não cumpriram qualquer minuto na fase de qualificação para o Euro 2012: o guarda-redes Beto (Cluj) e os defesas Nélson (Betis) e Ricardo Costa (Valência). Beto é a habitual terceira escolha para a baliza, depois de Rui Patrício (Sporting) e Eduardo (Sporting), enquanto Nelson, que esteve muito tempo lesionado, e Ricardo Costa beneficiam das ausências de Bosingwa (Chelsea) e Ricardo Carvalho (Real Madrid), ambos “riscados” pelo seleccionador.

Dos jogadores que Paulo Bento utilizou na campanha para o Euro 2012 faltam apenas os lesionados Sílvio (Atlético de Madrid) e Danny (Zenit), assim como Tiago (Atlético de Madrid), que disse adeus à selecção, e ainda Eliseu (Málaga) e Nuno Gomes (Sporting de Braga), ambos por opção, além, claro, de Ricardo Carvalho.

O jogo com a Polónia, que vai ser disputado no Estádio Nacional de Varsóvia, palco do jogo inaugural do Euro 2012, será o primeiro de Portugal este ano, mais de três meses depois de ter eliminado a Bósnia-Herzegovina no play-off de apuramento para o torneio.

Os jogadores convocados por Paulo Bento que actuam em Portugal concentram-se no domingo em Lisboa, os restantes juntam-se à comitiva em Varsóvia. Em princípio, Portugal realizará dois treinos antes do jogo com a Polónia, adversário que já defrontou nove vezes, tendo somado quatro vitórias, três derrotas e dois empates.

Convocados

Guarda-redes: Beto (Cluj), Eduardo (Benfica), Rui Patrício (Sporting).


Defesas: Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Sporting), Rolando (FC Porto), Bruno Alves (Zenit), Pepe (Real Madrid), Nélson (Betis), Ricardo Costa (Valência).


Médios: Raul Meireles (Chelsea), João Moutinho (FC Porto), Carlos Martins (Granada), Manuel Fernandes (Besiktas), Miguel Veloso (Génova), Ruben Micael (Saragoça).


Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United), Hugo Almeida (Besiktas), Hélder Postiga (Saragoça), Nélson Oliveira (Benfica), Ricardo Quaresma (Besiktas), Varela (FC Porto).


Sugerir correcção
Comentar