DR
Foto
DR

Agora é de vez: adeus, Dr. House

Último episódio da série vai para o ar no dia 21 de Maio nos EUA

A conhecida série de televisão norte-americana "House", há oito anos no ar, vai acabar no final desta temporada, anunciou a FOX esta quarta-feira. O último episódio será emitido no dia 21 de Maio nos Estados Unidos.

Os produtores da série, David Shore, Katie Jacobs e Hugh Laurie – o actor britânico que dá corpo a House – explicaram que a decisão foi muito ponderada e difícil de tomar, mas que chegou a altura de terminar a saga do enigmático médico de métodos pouco ortodoxos.

“Os produtores sempre imaginaram House como uma criatura enigmática, que nunca seria o último a deixar uma festa. Por que não ir embora antes de a música parar, enquanto ainda há uma certa mística no ar?”, lê-se no comunicado do canal.

177 episódios

Desde que em 2004 se estreou na televisão, “House” já conquistou cerca de 40 prémios, entre eles dois Globos de Ouro. Pelo prestígio que ganhou ao longo dos anos e pela legião de fãs que deixa para trás, os produtores garantem que a série “é uma fonte de orgulho para todos os envolvidos”, afastando os fantasmas de que a série chega ao fim, por não ter mais o mesmo sucesso. A oitava série, que está agora a ser transmitida – em Portugal no canal FOX –, é vista semanalmente por cerca de 9 milhões de espectadores, muito abaixo dos 20 milhões das primeiras séries.


Em Abril, “House” terá completado 177 episódios, “mais 175 do que qualquer um esperava em 2004”, notam ainda os produtores. Quando se estreou, a série teve um arranque lento, não tendo conquistado o público norte-americano logo na primeira temporada. Mas aos poucos conseguiu ganhar o seu território na grelha televisiva e em 2008 ultrapassou as séries CSI, tornando-se no programa televisivo mais visto. Segundo os números da agência de rating Eurodata TV Worldwide, "House" foi visto nesse ano por mais de 81,8 milhões de telespectadores em 66 países.

O presidente de entretenimento da FOX, Kevin Reilly, emitiu um comunicado, lamentando a decisão dos produtores. “É com grande pesar e um nó na garganta, respeitamos a decisão tomada por Hugh, David e Katie. Por oito temporadas, toda a equipa de House deu-nos alguns dos melhores personagens e das histórias mais emocionantes jamais vistas na televisão”, escreveu o responsável.

Da equipa de especialistas que desvendam os misteriosos diagnósticos fazem parte, além de House, o neurologista Eric Foreman (Omar Epps), o cirurgião plástico Chris Taub (Peter Jacobson), o cirurgião Robert Chase (Jesse Spencer), e as médicas Jessica Adams (Odette Annable) e Chi Park (Charlyne Yi). Ao lado de House desde o episódio número esteve o seu amigo, o oncologista James Wilson (Robert Sean Leonard).

O fim de “House” pode assim ditar o afastamento do actor britânico, de 52 anos, dos ecrãs. Nomeado para seis Emmys e vencedor de dois Globos de Ouro pelo papel, Hugh Laurie já tinha dito numa entrevista em Novembro que quando a série terminasse, se retiraria da televisão.