DR
Foto
DR

"Inside Out Lx", pensamento positivo nas paredes de Lisboa

No sábado, 138 retratos de pessoas de todas as idades vão ser colados na Avenida da Índia. Projecto "Inside Out Lx", feito por três amigas, é inspirado no conhecido "Women are Heroes"

Mais de 130 retratos de pessoas de todas as idades vão ser colados no sábado numa avenida lisboeta no âmbito de um projecto mundial idealizado por um fotógrafo francês, que localmente pretende “espalhar alegria” pela cidade.

Os retratos de 1,20 metros por 90 centímetros vão ser colados em paredes na Avenida da Índia, na parte perto de Alcântara, contou à Lusa uma das responsáveis pela iniciativa, Joanne Gatefield. “Inside Out Lx”, da responsabilidade de três amigas, é parte de um projecto muito maior iniciado pelo fotógrafo francês JR, que esteve em Portugal em Novembro no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival.

No projeto Inside Out, as pessoas são desafiadas a enviar retratos em formato digital para o fotógrafo, que este garante imprimir. Os cartazes são depois reenviados aos autores das imagens para serem exibidos nas suas comunidades. Joanne Gatefield, Alexandra Dias e Isabel Pinto aceitaram o desafio e decidiram “fazer parte deste projecto global e aproveitar para espalhar alegria e gargalhadas pela cidade”.

PÚBLICO -
Foto
JR conseguiu com que as ruas se tranformassem em galerias de arte DR

Cinco sessões fotográficas

PÚBLICO -
Foto
Projecto Women are Heroes já passou por mais de 100 cidades achimh/Flickr

As três quiseram criar um tema para as fotos: “Positive Thinking” [Pensamento Positivo]. “No estado em que nos encontramos, com as pessoas todas para baixo, decidimos que tínhamos que fazer alguma coisa para cima e ir buscar emoção e alegria”, disse Joanne Gatefield.


Chegar aos 138 retratos foi relativamente fácil. “Começámos por amigos, pessoas alegres e expressivas”, explicou. A ideia foi passando de boca em boca e acabaram por juntar em cinco sessões fotográficas, em estúdio, pessoas de várias idades, géneros, profissões e etnias.

A colagem dos posters será feita pelos retratados. Mas, como alguns não poderão estar presentes no Sábado, as organizadoras desafiam “quem quiser participar a aparecer”. O encontro está marcado para o meio-dia. Em Novembro, o mentor do “Inside Out”, JR, disse à Lusa que contava que no espaço de seis meses o seu projecto de arte participativa estivesse em todo o mundo. “Agora está em mais de 102 países, mas vamos estar no mundo todo nos próximos seis meses”, afirmou na altura.

Em Portugal, o projecto já inspirou também um grupo de Lisboa a levar a cabo em Setembro a acção “Um de Nós” na zona de Alcântara, os organizadores do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã, que em Dezembro decoraram paredes de antigas fábricas de lanifícios da cidade com os retratos de pessoas que ali trabalharam, o projecto "Mulheres Extraordinárias", em Coimbra, e o "Olha Lá", no Porto. 

No ano passado, JR foi distinguido com o prémio TED (Technology Entertainment Design) por um outro projeto: “Women are Heroes”, que deu origem a um documentário com o mesmo nome.