Cidade e Arquitectura juntas na Autónoma de Lisboa

Alunos e docentes da Universidade Autónoma de Lisboa organizaram série de debates sobre Cidade e Arquitectura

Fernando Veludo/Arquivo
Fotogaleria
Fernando Veludo/Arquivo
Fernando Veludo/Arquivo
Fotogaleria
Fernando Veludo/Arquivo
Fernando Veludo/Arquivo
Fotogaleria
Fernando Veludo/Arquivo
Fernando Veludo/Arquivo
Fotogaleria
Fernando Veludo/Arquivo

Arquitectos, geógrafos, historiadores, antropólogos e sociólogos são os oradores convidados das oito sessões de debate "Conversas COM", organizadas pelo Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). O programa teve início no dia 21 de Novembro de 2011 e prolonga-se até ao dia 11 de Junho de 2012, sempre às 18h30, na Sala Preta da UAL (vê programa à esquerda).

Os debates centram-se em torno dos temas Cidade e Arquitectura e o seu "papel fundamental na sociedade contemporânea". A ideia partiu dos alunos do 4.º e 5.º ano, em conjunto com dois docentes da universidade, e espera gerar, num "ambiente informal", uma "plataforma de discussão e debate de ideias entre alunos e profissionais das diversas áreas."

Para Emanuel Diogo, um dos organizadores e aluno do 5.º de Arquitectura, é fundamental trazer para o debate público várias questões, querendo, assim, "desafiar a mudança" numa altura em que "a arquitectura assume um papel preponderante na sociedade contemporânea." 

Próximo debate decorre dia 9 de Janeiro

Até à data, já se realizaram duas "conversas" que atrairam à Sala Preta da universidade cerca de 50 pessoas por sessão — número que a organização considera ter sido "muito positivo". O próximo debate, na segunda-feira, dia 9 de Janeiro, será, na opinião de Emanuel, o mais relevante dos oito, uma vez que contará com a presença do geógrafo e professor universitário Álvaro Domingues e da arquitecta Inês Lobo. A organização espera, por isso, uma afluência superior.

As sessões são filmadas para que possam ser, posteriormente, publicadas e se tornem úteis à comunidade científica e pluridisciplinar. A entrada é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar