Candidatos a Pulitzer só por via electrónica em 2012

Foto
Os prémios Pulitzer são atrubuídos desde 1917. Reuters

As candidaturas ao Prémio Pulitzer de 2012 serão feitas exclusivamente online, segundo decidiu a organização. A categoria “Breaking News” foi também revista, passando a incluir apenas trabalhos feitos em “tempo real”.

A organização do Prémio Pulitzer deliberou, na última semana, que todas as candidaturas para as 14 categorias do concurso devem ser submetidas por via electrónica, ficando assim totalmente banida a tradicional entrega em formato de álbum. A decisão irá afectar a edição de 2012, na qual estarão a competir trabalhos de 2011. A nova forma de envio das candidaturas pretende facilitar aos jurados a tarefa de avaliar os trabalhos a concurso, cerca de 1100 todos os anos.

A outra novidade fica por conta da revisão da categoria “Breaking News”, que estará agora centrada em trabalhos que acompanhem os acontecimentos desde início, passo-a-passo, e que, portanto, não esperam pelo jornal do dia seguinte para chegar aos leitores. Estas candidaturas devem ser acompanhadas de uma linha cronológica que permita situar no tempo, os vários passos para a construção do trabalho.

A organização afirma ainda que continuará a aceitar trabalhos jornalísticos que recorram a diversas ferramentas, tais como textos, gráficos interactivos, vídeos e outros formatos multimédia. As candidaturas para a edição de 2012 do Prémio Pulitzer, que a Universidade de Columbia atribui desde 1917 ao melhor jornalismo norte-americano, devem ser feitas até dia 25 de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar