Fotogaleria
Em Cristiano Ronaldo Freestyle existem 25 desafios para ultrapassar DR
Fotogaleria
Em Cristiano Ronaldo Freestyle existem 25 desafios para ultrapassar DR

No iPhone eu faço os mesmos truques que o CR7

“Cristiano Ronaldo Freestyle” é um dos jogos mais bem sucedidos na App Store. Foi criado por portugueses

“Achas que tens o que é preciso para fazeres ‘freestyle’ com o melhor?” A pergunta é feita na descrição do jogo, presente na App Store da Apple. Tendo em conta que se está a falar de um jogo virtual de futebol e que a empresa criadora do mesmo – a Biodroid – é portuguesa, é fácil de perceber quem é “o melhor”. Cristiano Ronaldo, pois claro.

Voltando à primeira parte da questão, ou seja, àquilo que é preciso para, de facto, fazer “freestyle” com o sr. CR7, a resposta também é simples: um iPhone e o respectivo download do jogo. Por sinal, esta última condição tem sido bastante cumprida, visto que “Cristiano Ronaldo Freestyle” está no topo dos jogos mais comprados, nos últimos dias, na loja da Apple.

Desde 29 de Novembro que é possível, a partir de 2,39 euros, fazer os truques que Ronaldo faz na realidade, mas virtualmente. E se a estrela portuguesa tem mais habilidade com os pés do que com as mãos, a nós compete-nos o contrário.

A jogabilidade passa muito pela destreza que o utilizador do “smartphone” tem com os dedos. Os malabarismos de CR7 são controlados através do sistema de “touchscreen” e do sensor de movimentos do iPhone.

Ganhar pontos e pentear Ronaldo

Em suma, o processo repete-se ao longo de cinco modos de jogo diferentes: “Hype Endurance” – tentar captar a atenção do público com truques impressionantes; “Time Attack” – conseguir o maior número de pontos ao longo da duração da música; “Freestyle Battle” – competir contra um adversário; “Don’t drop de ball” – não deixar a bola cair, durante o máximo de tempo; “Freestyle Showdown” – 15 segundos de “freestyle” para tentar derrotar o adversário.

O objectivo é arrasar em todas as competições, visto que as vitórias e pontos amealhados permitem ganhar e desbloquear novos “items” e adereços, como óculos de sol e estilos de penteado diferentes. Neste aspecto, certamente que Ronaldo teve voto na matéria, já que não é qualquer um que lhe mexe no cabelo.

Desta vez é a Biodroid que pega em CR7 e torna-o virtual, mas trata-se de algo já feito por outra produtora portuguesa, neste caso a YDreams, que, em 2006, lançou para os telemóveis o jogo “Cristiano Ronaldo Underworld Football”.

Em “Cristiano Ronaldo Freestyle” o inglês é a linguagem utilizada e, além do iPhone, o jogo é compatível com os aparelhos mais recentes da Apple, de “touchscreen” e sensores de movimentos, como iPod e iPad. O download pesa 152 MB. A namorada de Ronaldo, Irina Shayk, não vem incluída.

Sugerir correcção