Bulgária: primeiro-ministro lidera eleição de futebolista do ano

Foto
O primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borissov Foto: Reuters.

O primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, lidera a eleição de futebolista do ano no seu país, na sequência dos votos dos adeptos, irritados com a pobre qualidade do futebol nacional.

Atacante de uma equipa da 3.ª Divisão, Borissov recolheu 44 por cento dos votos, contra 24% de Dimitar Berbatov, avançado do Manchester United que ganhou a eleição no ano passado.

A classificação definitiva só será divulgada a 23 de Dezembro, e terá também em conta os votos de vários jornalistas desportivos búlgaros, que ainda não começou.

Borissov, antigo praticante de karaté e treinador da selecção nacional da modalidade, pediu a anulação deste voto de protesto. “Este voto mostra, não que Borissov é o melhor futebolista, mas que o futebol bulgaro precisa de reformas e de uma nova política”, escreveu o primeiro-ministro aos organizadores da eleição.

A Bulgária, quarta classificada no Mundial 1994, voltou a falhar o apuramento para uma grande prova, no caso o Euro 2012.

A última participação da Bulgária num Europeu aconteceu em 2004. No Mundial, a edição de 1998 foi a última a contar com a presença da selecção búlgara.

Sugerir correcção
Comentar