Futebol internacional

Premier League disposta a utilizar tecnologia de baliza em 2012

Foi golo, mas não foi golo
Foto
Foi golo, mas não foi golo Foto: Eddie Keogh/Reuters

A Federação inglesa deixou em aberto a possibilidade de começar a utilizar tecnologia de linha de baliza nos jogos da Premier League já na próxima temporada.

“Creio que a tecnologia de linha de baliza será uma enorme vantagem para o futebol. Há anos que pensamos nisto como uma mais-valia para os árbitros”, sublinhou o secretário-geral da FA, Alex Horne, em declarações à emissora britânica BBC.

Neste momento estão a ser testados nove propostas por uma entidade independente nomeada pela FIFA. Uma decisão final deverá ser conhecida em Julho de 2012.

Horne disse publicamente que a temporada 2012-13 poderia ser demasiado precoce para aplicar tecnologia de linha de baliza, mas estas declarações à BBC indicam que uma mudança às regras do futebol poderá ser real no início da próxima época.

“É possível que vejamos tecnologia de linha de baliza na Premier League já em 2012-13”, admitiu o mesmo responsável. “É fácil cometer erros, e todos temos conhecimento de situações em que o árbitro e o auxiliar não conseguem ver se a bola ultrapassou ou não a linha de golo. Temos de ajudá-los na tomada de decisão”, apontou Horne.

A FIFA sempre se mostrou contrária à utilização de tecnologia no futebol, dando preferência a que as decisões continuassem nas mãos dos árbitros. Mas esta opinião mudou após o jogo entre Inglaterra e Alemanha, nos oitavos-de-final do Mundial 2010, em que um golo de Frank Lampard não foi validado por erro da equipa de arbitragem.