Judo

Ana Hormigo conquista medalha de bronze na Taça Mundo de Samoa

A judoca portuguesa Ana Hormigo conquistou neste sábado a sua quarta medalha do ano em Taças do Mundo, ao chegar ao “bronze” na competição que decorre em Samoa, na categoria em que habitualmente compete, os -48 kg.

Numa competição com poucas inscrições, a judoca albicastrense apenas teve que realizar três combates, o primeiro dos quais a dar-lhe o triunfo directo na Poule D e o acesso às meias-finais, vindo a cair para a repescagem.

No seu grupo, Ana Hormigo venceu a judoca turca Sumeyye Akkus, com dois yuko, mas na contenda seguinte, com a irlandesa Lisa Kearney, perdeu também por yuko e foi relegada para a luta pela medalha de bronze.

Na repescagem, em que também só teve uma oponente, venceu a norte-americana Ann Shiraishi, por waza-ari.

Com a medalha de bronze, a judoca conseguiu somar 40 pontos para o “ranking” mundial, descartando o seu quinto melhor resultado (que lhe dava 36 pontos), o que em termos práticos lhe dá mais quatro pontos.

Considerando a última tabela do “ranking” mundial, de 7 de Novembro, Ana Hormigo – que foi a melhor olímpica portuguesa em Pequim 2008 (sétima) – está a três lugares de uma eventual qualificação para os Jogos Olímpicos, que só fica definida em Maio de 2012.

Este ano, Ana Hormigo venceu as Taças do Mundo de Praga e Lisboa e já tinha sido terceira na prova de Roma.

Em Samoa, com uma diferença horária de menos 10 horas para Lisboa, deverá hoje entrar em acção a luso-cubana Yahima Ramirez, a competir nos -78 kg, cujo quadro competitivo contará apenas oito judocas.