Rui Gaudêncio
Foto
Rui Gaudêncio

Lisboa é destino obrigatório, dizem leitores da Lonely Planet

A "riqueza do seu património" e gastronomia valeram à capital portuguesa o segundo lugar da lista

A conceituada editora de viagens e turismo Lonely Planet (LP), que anualmente elege os "melhores" destinos turísticos, decidiu, pela primeira vez, auscultar os seus leitores sobre quais as melhores paragens para 2012.

Depois de os próprios especialistas da LP terem incluído Porto e Guimarães entre os destinos top no guia "Best in Travel 2012”, chegou a vez de Lisboa merecer o voto dos leitores e integrar o top 10 dos "Readers' Choice Awards": a capital islandesa, Reiquejavique, é o destino mais recomendado para 2012, com 27% dos votos, seguida de Lisboa com 15%.

Os leitores votaram ainda outro top, o de países, com a Islândia também a levar o maior número de recomendações – e, neste caso, sem Portugal à vista.

PÚBLICO -
Foto
Miguel Manso

Nas cidades finalistas, de entre centenas de candidatas, votaram, noticia a LP, cerca de três mil pessoas. A LP resume que os leitores reconhecem em Lisboa "a sua fantástica história, a sua cultura, bem como a noite empolgante", o património e a gastronomia, o que terá tido reflexo nas votações.

Lê o artigo completo no PÚBLICO.