Portugal reencontra a Bósnia, agora a caminho do Europeu

Foto
O momento em que Portugal foi sorteado Foto: Peter Andrews/Reuters

O sorteio colocou a Bósnia no caminho de Portugal rumo ao Euro 2012. A selecção nacional reencontra a equipa com a qual já teve de disputar um lugar na fase final do Mundial 2010, na África do Sul. Na altura, Portugal ganhou os dois jogos por 1-0.

Edin Dzeko, o avançado que alimentou o sonho bósnio de se qualificar directamente para o Europeu, é o líder da equipa que Portugal vai defrontar no “play-off”. No Stade de France, em Paris, só a 13 minutos do fim a Bósnia cedeu o empate ante a França e caiu para a fase de repescagem.

Miralem Pjanic, médio da Roma, é outra das referências da equipa treinada por Safet Susic, o substituto de Miroslav Blazevic, que saiu após perder o “play-off” contra Portugal. Com ele saiu também o 3-5-2 substituído pelo 4-2-3-1, o sistema táctico mais usado pela Bósnia actualmente.

A Bósnia ocupa a 32.ª posição na tabela de coeficientes da UEFA. No ranking da FIFA, a selecção bósnia ocupa o 22.º posto, sendo a melhor classificada entre os quatro possíveis adversários de Portugal no “play-off”.

A selecção da Bósnia-Herzegovina terminou a fase de apuramento para o Euro 2012 no segundo lugar do Grupo D, com 20 pontos (menos um que a França). A equipa orientada por Safet Susic somou seis vitórias, dois empates e duas derrotas. A Bósnia teve o melhor ataque do grupo, com 17 golos, enquanto em termos defensivos sofreu oito golos.

Portugal era cabeça-de-série no sorteio realizado nesta quarta-feira em Cracóvia, na Polónia. Os jogos do “play-off” de acesso à fase final do Campeonato da Europa de 2012 realizam-se a 11 ou 12 de Novembro (primeira mão) e a 15 de Novembro (segunda mão).

As quatro selecções apuradas no “play-off” juntam-se às anfitriãs Polónia e Ucrânia, qualificadas automaticamente, e a Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Suécia, Inglaterra, Rússia, Dinamarca, França e Grécia, que garantiram um lugar na fase final através da fase regular de qualificação.

Play-off de acesso ao Euro 2012

Turquia – Croácia


Estónia – Irlanda


República Checa – Montenegro


Bósnia-Herzegovina – Portugal


Notícia actualizada às 12h27