Futebol

Benfica apoia candidatura de Fernando Gomes, Sporting ainda não

Luís Filipe Vieira está ao lado da candidatura de Fernando Gomes
Foto
Luís Filipe Vieira está ao lado da candidatura de Fernando Gomes Luís Efigénio/NFactos (arquivo)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, assumiu nesta terça-feira o apoio à candidatura do actual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Fernando Gomes, à presidência da Federação (FPF), destacando a sua “credibilidade e transparência”.

“O projecto de Fernando Gomes assenta muito na credibilização do futebol português, sua transparência e desenvolvimento sustentado. A Federação precisa de liderança bastante forte, com ideias próprias”, disse Vieira à saída de uma reunião entre vários clubes e o candidato, na sede da Associação de Futebol de Lisboa (AFL).

O líder benfiquista mostrou-se contrário ao “hábito português das cunhas e contra-cunhas” e acrescentou que “devem deixá-lo escolher a equipa para trabalhar e depois julgá-lo ao fim de quatro anos”.

O presidente do Benfica desejou também “um bom gestor à frente da Liga” para substituir Fernando Gomes, em caso de vitória deste nas eleições para a Federação.

Sporting não se pronuncia

Já o presidente do Sporting, Godinho Lopes, reservou uma tomada de posição sobre as eleições para a “altura certa”, mas insistiu no nome de Hermínio Loureiro, ex-presidente de Liga.

“Estamos só a conhecer os programas dos candidatos. Gostámos desta apresentação, muito exaustiva, mas aguardamos desenvolvimentos para tomar uma posição na altura certa”, disse Godinho Lopes à saída de uma reunião entre vários clubes e o candidato Fernando Gomes, na sede da Associação de Futebol de Lisboa (AFL).

O presidente do Sporting, que voltou a mostrar preferência por Hermínio Loureiro, por ser “uma pessoa que representa isenção”, negou as notícias que apontam para a intenção do clube de Alvalade de vetar o nome de Vítor Pereira, actual presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, para desempenhar funções semelhantes na FPF integrado na lista de Fernando Gomes.

“O Sporting é pela verdade desportiva, ética e isenção e não pelo nome de pessoas”, referiu o dirigente “leonino”, mostrando alguma estranheza por essa notícia.

Além de Fernando Gomes, já assumiram a candidatura à presidência da FPF, cujas eleições estão marcadas para 10 de Dezembro, António Sequeira e Filipe Soares Franco.