O próximo almoço realiza-se a 2 de Outubro e inspira-se no Outono Pedro do Ó
Foto
O próximo almoço realiza-se a 2 de Outubro e inspira-se no Outono Pedro do Ó

Prato Improvisado: para Inês e Filipa, a cozinha é um vício

Cinco meses depois do primeiro almoço, clube de Inês Saraiva e Filipa Gambino tem cada vez mais seguidores

A cozinha é um vício assumido de Inês Saraiva e Filipa Gambino, as duas amigas que em Maio, depois de muitas conversas e trocas de sonhos, criaram o Prato Improvisado.

"Sempre cozinhámos muito e sempre tivemos muita vontade de experimentar novos pratos e sabores", conta Inês ao P3. Se a isto se juntar o gosto em receber amigos em casa, têm-se os ingredientes necessários para criar um "supper club". Conheceram o conceito na internet mas foi só quando Inês Saraiva viajou a Nova Iorque e se aventurou num destes clubes que as ideias ganharam forma na sua cabeça.

"Participei num dos Sunday Suppers e foi muito giro. Encontrámos um ambiente super informal de pessoas que se juntaram pelo gosto pela partilha de experiência e, no fundo, por serem 'foodies' inveterados." A aventura correu tão bem que a ideia de criar um "supper club" próprio não lhe saiu mais da cabeça.

PÚBLICO -
Foto
O menu nunca é divulgado Pedro do Ó

Um almoço por mês

PÚBLICO -
Foto
Para Inês, os convidados são amigos que ainda não conhece Pedro do Ó

Hoje, um ano depois, e quase cinco meses depois do primeiro almoço, o Prato Improvisado tem cada vez mais seguidores. Com um almoço por mês, sempre aos domingos, Inês e Filipa nunca divulgam o menu mas sim os temas que servem de inspiração para criarem os pratos.

Para o dia 2 de Outubro, o próximo almoço, o menu é subordinado ao tema "Do mercado para a mesa - o Outono". Será que sabemos o que será? "Desta vez, estamos a apostar na sazonalidade dos produtos e das receitas", explica Inês, lembrando que normalmente os produtos são todos comprados nos mercados locais, tentando sempre usar produtos de origem portuguesa.

Apesar de a aventura ser recente, o balanço é cada vez mais positivo. Cada almoço é uma novidade e uma oportunidade de conhecer pessoas novas. Aliás, Inês tem mesmo uma definição para os seus convidados: "são amigos que ainda não conhecemos". E de que outra forma poderiam ser vistas as pessoas que todos os meses lhe entram em casa e se sentam a comer na mesma mesa?