Nasceram nos anos 80 e já estão na Assembleia da República

Deputados mais jovens de cada partido com assento parlamentar fazem do combate ao desemprego a principal bandeira

Foto
DR

Simão Ribeiro tem 25 anos e é o deputado mais jovem da Assembleia da República (AR) na XII legislatura. Inserido no grupo de 108 deputados que o PSD elegeu nas recentes legislativas, dá também, no aspecto da idade, outra vitória ao seu partido

 

"Desconhecia que era o deputado mais jovem”, diz, surpreso, Simão, que completa a resposta com o tradicional “é uma honra”. O também presidente da distrital do Porto da Juventude Social Democrata (JSD) e vice-presidente nacional da mesma organização considera que um deputado, por ser jovem, pode, “com a sua alegria, vivacidade e vontade imensa, fazer mais e melhor pela sua geração”

Foto
Pedro Filipe Soares (BE) tem 32 anos e viu “nascer o bichinho da política”, por culpa dos muitos telejornais

 

Rita Rato, da CDU, pensa que o compromisso de um deputado tem a ver com as suas convicções - e não idade

Em jeito de brincadeira, Simão diz que chegar ao cargo de deputado “era um sonho que tinha desde pequenino”. “Mudar a mentalidade dos jovens” e fazer com que eles “se interessem por política e pelo estado do país” são outros objectivos de Simão, que espera que a sua presença no Parlamento “sirva de mote” para os chamar “para a causa pública e participação cívica”

Pedro Filipe Soares tem a jovem esperança de que Portugal possa deixar de ser um país de saída

 

Simão Ribeiro (PSD) diz que chegar ao cargo de deputado “era um sonho que tinha desde pequenino”

Jovens, mas com experiência

De resto, são pretensões que também Pedro Delgado Alves, Michael Seufert, Rita Rato e Pedro Filipe Soares têm. Estes são os nomes de outros deputados jovens, embora não sejam estreantes.

 

Rita Rato, de 28 anos, deputada comunista, junta, àquelas pretensões, outras, como “o reforço das bolsas e o fim das propinas, a defesa da escola pública gratuita e democrática para todos, o aumento dos salários e o combate ao desemprego”.

 

No entanto, a única representante feminina neste grupo teve uma forma especial de começar a formar o espírito de equipa que o cargo exige: foi desde muito jovem, quando participava “no desporto escolar”, enquanto “atleta federada de futsal”. Também “desde muito jovem”, Pedro Filipe Soares, 32 anos, do Bloco de Esquerda, viu “nascer o bichinho da política”, por culpa dos muitos jornais televisivos a que assistia na altura.

 

O outro Pedro, da bancada socialista, completa as declarações dos parlamentares da ala esquerda da AR. Aos 30 anos, refere que “desde os tempos da escola” sempre foi “muito opinativo” e, daí, a origem da vocação. Também Michael Seufert, de 28 anos, lembra-se do tempo das “associações de estudantes e conselhos pedagógicos” como possível inspiração para o cargo que hoje ocupa no grupo parlamentar do CDS.

 

Talvez porque se dedicaram, a partir de tão “tenra idade”, às causas políticas, uma outra pergunta se impõe: será que estes deputados sentem-se jovens? Todos partilham a mesma resposta: “sim”. Mas Simão Ribeiro, o mais jovem, não poderia ser mais afirmativo: “a 100%”.

Sugerir correcção
Comentar