Último concerto da banda aconteceu em 2006

Os New Order vão regressar aos palcos

Peter Hook (à esquerda) não vai fazer parte desta reunião
Foto
Peter Hook (à esquerda) não vai fazer parte desta reunião Público

Os New Order acabam de anunciar dois concertos na Europa, no próximo mês de Outubro. A reunião tem como objectivo angariar fundos para ajudar o artista e produtor Michael Shamberg, doente desde 2005. Peter Hook não integrará a banda.

Esta será a primeira reunião desde 2006, que juntará em palco Bernard Sumner, Stephen Morris e Gillian Gilbert, e que vai contar ainda o apoio de Phil Cunningham, na guitarra e nas teclas, e Tom Chapman, no baixo. Peter Hook - que havia deixado abruptamente a banda em 2007, depois de se ter desentendido com os seus colegas - não subirá ao palco.

Os dois concertos estão agendados para Bruxelas - no Ancienne Belgique, a 17 de Outubro – e em Paris – no Bataclan, no dia seguinte, 18 de Outubro. Estas actuações têm como objectivo angariar fundos para Michael Shamber, responsável pela produção de alguns dos mais conhecidos videoclips da banda britânica, tais como o vencedor do Brit Award “True Faith”, “Touched By Hand of God” e “Regret”. Shamber, que produziu muitos videoclips nos anos 1980, luta desde 2005 contra uma “debilitante” doença, segundo a BBC.

“O Michael está connosco desde o início. Inicialmente, ele estava responsável pela Factory Nova Iorque, e depois tornou-se produtor executivo para todos os nossos primeiros vídeos. O Michael está muito doente e precisa de constante atenção médica. Queremo-lo ajudar e estes concertos vão contribuir para apoio financeiro dos seus tratamentos”, disse à BBC Bernard Sumner.

Ainda em relação ao regresso da banda aos palcos, Gillian Gilbert, que deixou de fazer parte da banda em 2001, afirmou estar muito satisfeito com a reunião: “Já passaram dez anos desde que deixei a banda, portanto estou muito contente por estar de volta”.