DR
Foto
DR

Pedalar deitado ganha prémio europeu

O evento Eurobike destaca as bicicletas mais leves, rápidas, seguras, confortáveis e ecológicas

Dificilmente aparecem bicicletas reclinadas no centro do Porto ou na baixa de Lisboa, cidades pouco planas e com demasiados solavancos. Mas a modalidade “pedalar deitado” começa a ganhar adeptos, tendo conquistado recentemente a medalha de ouro no Eurobike, evento que aponta a direcção a seguir no mundo das biclas.

Mais leves, mais rápidas, mais seguras e mais confortáveis. A sétima edição do evento (que em 2010 contou com mais de 40 mil visitantes em Friedchshafen, na Alemanha) teve em atenção as necessidades de um público com objectivos ecológicos, com problemas de espaço, mas que por outro lado não dispensa nem o design nem o conforto.

Um dos candidatos mais consensuais neste Eurobike foi a “Gekko Trike”, uma bicicleta compacta e desdobrável que concilia aerodinamismo e postura do ciclista. O modelo inclui duas rodas frontais e uma traseira e uma estrutura 15,4Kg que se dobra numa espécie de trolley em apenas 60 segundos.

PÚBLICO -
Foto
A Gekko Trike pronta a arrumar DR

Garagem solar

PÚBLICO -
Foto
A Gekko Trike pronta a usar DR

Entre modelos elegantes de cidade e alguns híbridos, o evento destacou também peças e acessórios (como os novos pneus “Michelin Protek Max”, com um sistema inteligente anti-furo), atribuindo o prémio Green à garagem Biketower.

O cilindro transparente, completamente automático, permite estacionar entre 20 a 112 bicicletas – que poderão ser distribuídas entre um a seis pisos – durante os 365 dias do ano, 24 horas por dia. A estrutura, desenhada pela empresa E-Bike Mobility, utiliza energia solar.