Katy Perry, protagonista do vídeo do ano Reuters
Foto
Katy Perry, protagonista do vídeo do ano Reuters

Katy Perry e Adele, as grandes vencedoras dos MTV VMA

Katy Perry foi a rainha da noite. Arrecadou o prémio mais cobiçado da cerimónia, o galardão para o melhor vídeo, “Firework”

Katy Perry foi a rainha da noite dos prémios MTV Music Video Awards (VMA) 2001, que se realizaram no Nokia Theatre, em Los Angeles, ao arrecadar o prémio mais cobiçado da cerimónia, o galardão para o melhor vídeo do ano, com “Firework”. Adele levou para casa três estatuetas com o vídeo “Rolling In The Deep”.

“Oh meu Deus, muito obrigado”, disse Perry ao receber o famoso galardão em forma de astronauta pelo vídeo “Firework”, que conta com mais de 227 milhões de visualizações no Youtube. “Estou muito orgulhosa pela música que ele representa”, acrescentou a cantora norte-americana que estava nomeada para nove categorias, vencendo apenas três. Além do melhor vídeo do ano, Katy Perry venceu nas categorias de melhor colaboração com o vídeo que a juntou a Kanye West, “E.T.”, e melhores efeitos especiais, com o mesmo vídeo.

A britânica Adele, que tem liderado os tops de música, venceu nas categorias de melhor edição, melhor direcção artística e melhor fotografia pelo vídeo da música “Rolling in the Deep”. A noite ficou marcada pela homenagem a Amy Winehouse, que morreu a 27 de Julho, liderada pelo amigo da cantora Russell Brand, o cantor Tony Bennett – com quem Winehouse fez um dos seus últimos trabalhos – e o músico Bruno Mars.

PÚBLICO -
Foto
Jo Calderone, alter-ego de Lady Gaga Reuters

Cerimónia sem "pis"

Lady Gaga, que abriu a cerimónia dos prémios com uma actuação onde apareceu vestida como um homem (um alter ego conhecido como Jo Calderone), venceu nas categorias de melhor vídeo com mensagem e melhor vídeo feminino com "Born this way". Beyoncé, que aproveitou a passadeira vermelha para anunciar que está grávida, venceu o prémio da melhor coreografia com o vídeo "Run the world", e Britney Spears foi homenageada com o prémio carreira Michael Jackson Video Vanguard, tendo arrecadado ainda o galardão de melhor vídeo pop com "Till the World Ends".

Justin Bieber levou o prémio de melhor vídeo masculino com "U Smile", e o "Walk" dos Foo Fighters foi considerado o melhor vídeo rock do ano. "Super Bass", de Nicki Minaj, recebeu o prémio de melhor vídeo de hip-hop do ano e Tyler the Creator foi considerado o melhor artista revelação 2011.

A edição deste ano dos MTV Music Video Awards, dedicados aos vídeos de música, ficou ainda marcada pela ausência de um apresentador, pela primeira vez nestes prémios, e ainda pelos “pis” constantes que tentavam abafar as muitas asneiras ditas pelos intervenientes.