Liga

Pedro Emanuel ganhou na estreia como treinador

O treinador da Académica estreou-se com uma vitória
Foto
O treinador da Académica estreou-se com uma vitória Foto: Adriano Miranda (arquivo)

O campeonato 2011-12 ainda agora começou mas já teve um vislumbre da quinta dimensão: a União, que tem Leiria no nome, mudou-se de armas e bagagens para a Marinha Grande. E, em pleno Agosto, o encontro que encerrou a primeira jornada disputou-se debaixo de chuva. A Académica adaptou-se melhor às circunstâncias e, depois de estar a perder, arrancou uma vitória por 2-1.

A formação de Coimbra entrou bem e, logo aos três minutos, teve uma boa oportunidade de golo. Diogo Valente, pela esquerda, levou a bola a bater no ferro da baliza defendida por Luiz Carlos. Porém, foram os anfitriões que chegaram ao intervalo em vantagem: Bruno Moraes enganou Peiser e fez o 1-0, na cobrança de uma grande penalidade a castigar falta de Hélder Cabral sobre Jô.

Ainda antes do intervalo, o lateral esquerdo da Académica quase se redimiu do erro. Porém, o remate cruzado de Hélder Cabral passou a centímetros do poste. Antes, tinha sido Peiser a evitar o segundo dos leirienses, com Jô isolado.

Em desvantagem, a equipa de Coimbra entrou na segunda parte à procura do golo. Éder teve tudo para fazer o empate (54’), mas atrapalhou-se frente a Luiz Carlos e desperdiçou a oportunidade.

A Académica só recuperou a acutilância com a entrada em campo de Marinho. O extremo contratado à Naval deu outra alma à formação de Pedro Emanuel. E o empate surgiu aos 77’: Danilo recebeu a bola de Éder e atirou para o 1-1.

Aos 81’, o avançado luso-guineense consumou a reviravolta no marcador, oferecendo a Pedro Emanuel uma vitória na estreia enquanto treinador principal. Este triunfo coloca a Académica no topo da classificação, a par de Vitória de Setúbal e FC Porto.