Última obra de Malangatana leiloada por 170 mil euros

Foto
"A Italiana" esteve três meses num leilão online DR

A última obra de Malangatana foi leiloada por 242.500 dólares (169.923 euros), mas ainda falta apurar se foi atingido o valor de reserva da licitação, para decidir a entrega da peça, informaram hoje os promotores do leilão.

O leilão da obra, uma pintura sobre um Fiat 500, que o artista conclui pouco antes de morrer, em Janeiro último, foi lançado em Abril deste ano e o resultado da venda destina-se à fundação criada pelo pintor.

A primeira licitação pela viatura, baptizada “A Italiana”, foi feita pelo banco BCI, do grupo português CGD, em Maio, no valor de 103 mil euros, mas o leilão encerrou na noite de quarta-feira, com uma arrematação final de 242.500 dólares, informou hoje, em comunicado, a Young Network, responsável pela estratégia de comunicação do leilão.

“A Italiana” foi licitada online por 242.500 dólares americanos, mais 117.500 dólares (82.336 euros) do valor base de licitação, que era de 125.000 dólares (87.594 euros) ”, refere a nota de imprensa da Young Network.

O comunicado diz que, nos próximos dias, o Grupo João Ferreira dos Santos, que ofereceu o automóvel, e a Fundação Malangatana, beneficiária do resultado do leilão, “decidirão se foi atingido o valor de reserva previsto neste tipo de leilões e anunciarão aos moçambicanos e ao mundo o destino final de ‘A Italiana’”.

Luís Falcão, director geral da Young Network em Moçambique, disse à Lusa em Maputo que o proponente da última licitação só será conhecido após o apuramento do valor de reserva.

“A avaliação que se segue é que vai determinar o destino da viatura. Por enquanto, está tudo em aberto”, acrescentou Luís Falcão.

Malangatana Valente Ngwenha, falecido aos 74 anos, no Porto, é considerado por muitos o melhor pintor africano.

Sugerir correcção
Comentar