Jogadoras de futebol do Togo e Camarões desaparecem na Alemanha

Foto
As jogadoras desapareceram sem deixar rasto Paulo Ricca

Catorze jogadoras africanas de futebol oriundas dos Camarões e do Togo encontram-se em paradeiro desconhecido, após terem sido vistas pela última vez em Berlim há quase uma semana, noticia hoje o jornal alemão Bild.

Todas foram convidadas a participar no torneio “Discover Football” que se realizou na capital da Alemanha por ocasião do Mundial de Futebol Feminino, que está a ser disputado em várias cidades do país.

As jogadoras, que se encontravam hospedadas num hotel em Berlim, desapareceram no mesmo dia em que o seu visto turístico expirava e em que as restantes companheiras regressaram aos seus países de origem.

Em declarações ao mesmo jornal, um porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros indicou que todas elas estariam agora em situação “ilegal” no país.

As autoridades colocam a possibilidade das jogadoras desaparecidas poderem tentar permanecer na Alemanha como imigrantes ilegais ou com o objectivo de pedir asilo político, é que algumas delas eram membros activos de organizações para a defesa dos direitos humanos nos seus países, havendo algumas portadoras do vírus da SIDA, o que faz supor que procurariam ser tratadas na Alemanha.

O desaparecimento de jogadores africanos em competições na Europa é comum. Ainda em Junho uma equipa inteira de jogadoras de futebol do Senegal desapareceu em França, para onde se deslocaram para um torneio amigável para fomentar cooperação desportiva entre França e países africanos.

Sugerir correcção
Comentar