Carlos César acusa Cavaco Silva de ter apenas atitude de "consentimento" face às autonomias regionias

Foto
Carlos César acredita que Cavaco não valoriza as autonomias regionais Pedro Cunha (arquivo)

O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, afirmou na na Figueira da Foz que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, tem uma atitude de “consentimento” face às autonomias regionais que decorre da Constituição.

“Eu não tenho dúvidas que o professor Cavaco Silva não encontra nas autonomias regionais a experiência mais singular, mais apaixonante ou mais estimulante da democracia portuguesa”, disse Carlos César, durante uma tertúlia no Casino da Figueira da Foz, na quinta-feira à noite.

César alegou que a atitude do PR face às autonomias “é de consentimento” e defendeu que se Cavaco Silva tivesse sido deputado “com plenos poderes” à Assembleia Constituinte -- responsável pela elaboração da Constituição da República -- “não configuraria a autonomia regional como ela hoje está na Constituição”.

Ainda segundo Carlos César, já enquanto primeiro-ministro, Cavaco Silva demonstrou que “não valoriza estas experiências [das autonomias regionais] como exemplos de eficiência e aprofundamento democrático”.

O presidente do Governo Regional disse ainda que não se cruza com o Presidente da República desde a polémica sobre o estatuto político-administrativo dos Açores, vetado por Cavaco Silva em 2008.

“Mas cruzaremo-nos, certamente, no próximo dia 9 de Março”, assegurou Carlos César, aludindo à posse de Cavaco Silva para um segundo mandato como Presidente da República.

Sugerir correcção
Comentar