Grammy: A noite foi das Ladies, Antebellum e Gaga

Lady Gaga voltou a impressionar
Fotogaleria
Lady Gaga voltou a impressionar Foto: Lucy Nicholson/Reuters
Os Arcade Fire receberam o Grammy pelo Álbum do Ano
Fotogaleria
Os Arcade Fire receberam o Grammy pelo Álbum do Ano Foto: Mario Anzuoni/Reuters
O trio Lady Antebellum levou cinco prémios para casa
Fotogaleria
O trio Lady Antebellum levou cinco prémios para casa Foto: Lucy Nicholson/Reuters

O trio de country Lady Antebellum foi o grande vencedor da noite dos Grammy, arrecadando cinco prémios. A outra Lady, a Gaga - que chegou à cerimónia dentro de um casulo - venceu três prémios e a comunidade indie rejubilou com o Grammy de Álbum do Ano para a banda canadiana Arcade Fire.

A noite foi, porém, de revalativa humilhação para duas estrelas cintilantes do actual panorama musical: o adolescente Justin Bieber e o rapper Eminem, que tinha dez nomeações e que acabou apenas com dois prémios.

Mas vamos aos vencedores: Lady Antebellum venceu nas categorias de Canção do Ano (“Need You Now”), Disco do Ano (“Need You Now”), Melhor Performance Country por um Duo ou um Grupo Vocal, Melhor Canção Pop e Melhor Álbum Country.

Este é o segundo ano consecutivo em que o estilo country domina o evento, depois de a jovem Taylor Swift ter chegado à glória dos Grammy em 2010.

Mas a banda indie oriunda de Montreal Arcade Fire negou aos Lady Antebellum a hipótese de ganhar o mais desejado prémio da noite, o de Álbum do Ano (The Suburbs). Os membros do colectivo ficaram surpreendidos quando Barbra Streisand chamou pelo nome da banda ao anunciar o vencedor do grande prémio da noite. O trabalho “The Suburbs” chegou ao topo das tabelas norte-americana e canadiana sem o apoio de nenhuma das grandes editoras.

A excêntrica Lady Gaga - que chegou ao evento enfiada dentro de um ovo, qual casulo, e carregada em ombros - venceu três prémios: Melhor Performance Vocal Pop de Artista Feminina, Melhor Álbum Vocal Pop (“The Fame Monster”) e Melhor Vídeo Musical (“Bad Romance”).

Jay-Z também venceu em três categorias, incluindo “Melhor Rap” pelo seu trabalho com Alicia Keys no tema “Empire State of Mind”.

A vencedora do prémio de Melhor Artista Revelação foi para a baixista americana Esperanza Spalding, deixando o adolescente canadiano Justin Bieber de mãos a abanar. Spalding, de 26 anos, foi a primeira artista de jazz nomeada na categoria revelação nos últimos 35 anos.

Eminem venceu o Grammy de melhor álbum rap (“Recovery”) e melhor performance a solo em rap (“So Afraid”).

Outros vencedores múltiplos foram o produtor David Frost, com quatro prémios; o guitarrista britânico Jeff Beck e o cantor soul John Legend, com três prémios cada. Alicia Keys, o cantor R&B Usher e a banda rock Black Keys venceram dois Grammys casa.

Sugerir correcção
Comentar