"Dog Mendonça", a BD de Filipe Melo e Juan Cavia, em edição de antologia da Dark Horse

Foto

Terá edição inglesa em 2011

No prefácio de "As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" (2010, ed. Tinta da China), John Landis dizia que era "a melhor novela gráfica portuguesa" que alguma vez lera. Provavelmente terá sido a única, mas o realizador de "Um Lobisomem Americano em Londres" ficou de tal forma impressionado com a banda desenhada de Filipe Melo e Juan Cavia ao ponto de a recomendar à Dark Horse Comics. Recomendação aceite: "Dog Mendonça" terá edição inglesa em 2011 e uma história nova será publicada também no próximo ano numa edição de antologia, juntamente com inéditos de Frank Miller, Mike Mignola ("Hellboy") ou Dave Gibbons ("Watchmen").

"Dark Horse Presents" foi o primeiro título lançado pela editora norte-americana, em 1986 (durou até 2000), tendo sido nas suas páginas, por exemplo, que surgiram pela primeira vez as histórias de "Sin City", de Frank Miller. Para celebrar o 25.º aniversário, a editora recupera o formato para mais 25 números, tendo como grande atracção "Xerxes", a sequela de "300", de novo escrita e desenhada por Miller.

A nova aventura de "Dog" Mendonça será uma história de origem e terá 24 páginas. Os autores preparam já a sequela dessa aventura, que será lançada em Março do próximo ano, com o título "As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy Vol.2 - Apocalipse". O primeiro volume, lançado no início deste ano, conta a história de um entregador de pizzas e de um detective do paranormal que lutam contra uma invasão de zombies nazis em Lisboa, e já vai na terceira edição. A ideia original até era fazer um filme, mas Filipe Melo, realizador da série "Um Mundo Catita" e da curta-metragem de zombies "I'll See You in My Dreams", ficou tão satisfeito com a versão BD que uma futura adaptação para o cinema está fora dos seus planos, Isto apesar das boas relações cinematográficas de Juan Cavia, o desenhador, que foi o director artístico de "O Segredo dos Teus Olhos", filme argentino que conquistou este ano o Óscar para melhor filme estrangeiro.