722 telegramas tiveram por origem a embaixada em Lisboa

São 722 os telegramas com origem na embaixada norte-americana em Lisboa que integram a longa lista de mais de 250 mil documentos que começaram ontem a ser divulgados pela WikiLeaks. Todos foram enviados nos últimos quatro anos da embaixada com endereço na Av. das Forças Armadas e muitos são confidenciais.

O seu conteúdo ainda não é conhecido e espera-se que nos próximos dias os primeiros comecem a cair no site — http://cablegate.wikileaks.org — que a organização liderada por Julian Assange criou especificamente para publicar o que a própria define como “o mais vasto conjunto de documentos confidenciais alguma vez tornados públicos”.

Ao todo, são 251.287 telegramas trocados nos últimos 44 anos entre 274 embaixadas, consulados e missões diplomáticas dos EUA em todo o mundo e o Departamento de Estado norte-americano em Washington. Mais de 15 mil estão classificados como “secretos”.

Da correspondência com origem em Lisboa, a maioria (415) é informação não classificada, 292 são documentos confidenciais e 15 são secretos. O primeiro telegrama, datado de 24 de Maio de 2006, tem como temas genéricos “Fronteiras entre Estados, Territórios e Soberania”, “Relações Políticas Externas”, “Questões de Política Interna”, “Portugal” e “OSCE” e remete para o Fórum da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa que terminou nesse mesmo dia em Praga. O último, de 25 de Fevereiro deste ano, faz referência a “Terroristas e Terrorismo”, “Comunicações e Sistemas de Correios”, “Condições Económicas” e novamente “Relações Políticas Externas”.

O Iraque, que é de longe o país com o maior número de referências — mais de 15 mil — nos documentos agora tornados públicos, é citado por 12 vezes na correspondência enviada de Lisboa. O Afeganistão, onde os EUA travam actualmente a guerra mais longa da sua história, é referido em 33 telegramas.

No site foram já publicados 220 documentos na íntegra, mas nenhum envolve os serviços diplomáticos dos EUA na capital portuguesa.

Notícia actualizada às 3h20
Sugerir correcção
Comentar