Aos 39 anos, Litmanen ainda joga o suficiente para bater recordes

Foto
Jari Litmanen, no treino que antecedeu o jogo Finlândia-São Marino DR

No dia 22 de Outubro de 1989, quando aquele miúdo de 18 anos que jogava no Reipas subiu ao relvado para o Finlândia-Trindade e Tobago, poucos imaginariam que estavam na presença do (futuro) melhor marcador da história da selecção. Chamava-se Jari Olavi Litmanen e apontaria o seu primeiro golo internacional cerca de um ano e meio depois da estreia, a 16 de Maio de 1991, contra Malta. Na última quarta-feira, voltou a marcar. Foi o 31.º golo com a camisola da Finlândia. Aos 39 anos e 270 dias, que fazem dele o mais velho jogador da Europa a facturar num jogo internacional oficial.

“Não posso dizer nada sobre a minha continuidade. No futuro próximo, nada acontecerá porque não haverá jogos. Verei o que me traz o próximo ano”, anotou, há dois dias, o médio criativo que foi um quebra-cabeças para as defesas de toda a Europa durante boa parte da década de 1990 e o início dos anos 2000. O técnico Gerard Houllier, de resto, considera-o “uma das melhores contratações que o Liverpool alguma vez fez”.

Era ele que treinava o clube, em 2001, quando Litmanen chegou a Inglaterra com o estatuto de super-estrela, adquirido ao longo de sete épocas no Ajax dourado da era Van Gaal. Na bagagem, levava 155 jogos e 87 golos, juntamente com a classe e a simplicidade de processos que fizeram dele um jogador à parte. Mas as lesões que o impediram de se afirmar em Barcelona, entre 1999 e 2001, voltaram a fintá-lo na Premier League: no primeiro ano, ficou impossibilitado de disputar qualquer das três finais que os “reds” atigiram (FA Cup, Carling Cup e Taça UEFA).

Era o período decrescente da carreira a bater-lhe à porta. Voltaria à Holanda, e ao Ajax, mas já não era o mesmo – nem a equipa, desprovida do talento de jogadores como Seedorf, Rijkaard, Finidi, Overmars ou Kluivert, que catapultaram o clube para o título europeu em 1995. Próximas paragens: Lahti, Hansa Rostock, Malmo, Fulham e Lahti novamente, o clube da terra natal onde ainda faz questão de resistir ao tempo e a todos os condicionalismos.

É aí, nesse modesto clube da segunda divisão finlandesa, que ainda mantém a condição física que lhe permite continuar a picar o ponto na selecção. Na quarta-feira passada, fez o sexto golo da goleada da Finlândia sobre São Marino (8-0), em Helsínquia, num jogo da fase de qualificação para o Euro 2012. Foi o 137.ª internacionalização. E aquele penálti que só terminou no fundo da baliza permitiu-lhe chegar onde nenhum outro chegou. Tornava-se o jogador mais velho a marcar pela selecção. Para desgosto do irlandês John Aldridge e do austríaco Ivica Vastic, anteriores recordistas na fronteira dos 38 anos.

B.I.Nome

Jari Olavi Litmanen

Data de nascimento

20 de Fevereiro de 1971

Naturalidade

Lahti

Nacionalidade

Finlândia

Altura

1,82m

Posição

Médio criativo

Jogos pela selecção

137

Golos pela selecção

31

Notícia actualizada às 17h34

Litmanen é o mais velho jogador da Europa (e não apenas o mais velho jogador) a facturar num jogo internacional oficial.


Recorde alguns dos melhores momentos de Litmanen
Sugerir correcção
Comentar