Alemanha

Morreu o polvo Paul, o “adivinho” do Mundial 2010

Paul acertou na vitória da Espanha na final do Mundial 2010
Foto
Paul acertou na vitória da Espanha na final do Mundial 2010 Reuters

Paul, o polvo que se tornou famoso por adivinhar os resultados do Mundial deste ano na África do Sul, morreu, anunciou nesta terça-feira o aquário alemão de Oberhausen.

“Parece que morreu durante a noite, de causas naturais”, explicou a direcção do Aquário de Oberhausen (Oeste da Alemanha), em comunicado, citado pela AFP.

Paul tornou-se famoso pelos seus veredictos, abrindo sempre, entre duas opções, a caixa de acrílico contendo mexilhões em que estava a bandeira do vencedor dos jogos do Mundial 2010. Acertou sempre nas vitórias da Alemanha e também na derrota frente à Espanha, na final.

Nascido em 2008 em Weymouth (Inglaterra) antes de ser transferido para a Alemanha, Paul transformou-se numa atracção mundial, permitindo ao aquário comercializar roupas e até aplicações para telemóveis com a marca do polvo.

Adorado na Alemanha (pelo menos até à final do Mundial), o polvo tornou-se igualmente uma atracção em Espanha, a ponto de ter sido feita uma estátua de bronze de Paul e de ter sido nomeado “cidadão honorário” de Carballiño, um localidade do Nordeste espanhol.

Segundo o site alemão “Der Western”, os responsáveis do aquário de Oberhausen querem erigir um monumento em honra deste polvo. “Vamos expor os melhores momentos da vida de Paul, os presentes que recebemos de todo o mundo, a urna e a caixas de acrílico de Paul [que serviam para as suas previsões]”, adiantam fontes citadas pelo “Der Western”.