Galerista Larry Gagosian considerado pela ArtReview a figura mais poderosa do mundo da arte

Foto

Está a preparar-se para abrir a sua nona galeria, em Paris.

O galerista norte-americano Larry Gagosian foi declarado pela revista ArtReview como a figura mais poderosa do mundo da arte em 2010. Larry Gagosian tem oito galerias de arte em todo o mundo e voltou a receber um título que já o tinha distinguido em 2004.

O ranking foi decidido por um painel anónimo de especialistas, e divulgado pela ArtReview durante a Frieze Art Fair 2010, em Londres.

Gagosian, 65 anos, abriu a sua primeira galeria em 1979 na cidade de Nova Iorque. Tem galerias em Londres, Roma, Atenas e Los Angeles. Está a preparar-se para abrir uma nova, a sua nona, em Paris.

Waring Hopkins, fundador e director da galeria Hopkins-Custot, acredita que Gagosian se tornará "instantaneamente um dos mais importantes galeristas em Paris". Em entrevista à Bloomberg, Hopkins acrescentou ainda que a abertura de uma galeria de Gagosian na cidade será "bom tanto para Gagosian como para Paris".

O curador suíço a viver em Londres Hans Ulrich Obrist, número 1 na lista do ano passado, foi segundo em 2010.Obrist é o director da secção de Projectos Internacionais da Serpentine Gallery, uma das mais prestigiadas galerias de Londres.

Segundo a agência Reuters, a ArtReview considerou 2010 um "ano em que a influência esteve nas galerias já estabelecidas no mercado", e acrescentou que "os cortes que os governos fizeram nos fundos, a nível internacional, enfraqueceram o poder dos directores de museus em todo o Mundo".

Sugerir correcção
Comentar