Morreu Hugo dos Santos, do Movimento dos Capitães de Abril

Foto
Hugo dos Santos Foto: DR/arquivo

O general Hugo Manuel Rodrigues dos Santos, um militar de Abril, morreu na noite de terça-feira, no centenário da República, com 77 anos.

O óbito foi confirmado pelo dirigente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço. "Pessoalmente, perco um amigo, Portugal perde um patriota, o MFA está de luto e, embora não sendo sócio da A25A (Associação 25 de Abril), aqui manifestamos o nosso pesar e apresentamos as mais sentidas condolências à sua família", escreveu Vasco Lourenço, lamentando a morte do general Hugo dos Santos.

Vasco Lourenço recorda o general Hugo dos Santos como um "militar de Abril desde a primeira hora". "O então major Hugo dos Santos foi um dos principais impulsionadores do Movimento dos Capitães, sendo também um dos elementos mais activos na conspiração, que nos levaria ao 25 de Abril de 1974. A importância de Hugo dos Santos levá-lo-ia a integrar o Posto de Comando instalado no Regimento de Engenharia 1, na Pontinha", relatou ainda Vasco Lourenço.

Segundo os arquivos da Associação 25 de Abril, o então major Hugo dos Santos, juntamente com o capitão Vasco Lourenço, entregaram em Setembro de 1973 em São Bento um documento elaborado em Moçambique e assinado por 107 oficiais. É ainda citado como tendo tido um papel importante na ligação do Movimento dos Capitães à Marinha.

Hugo dos Santos chegou ainda a presidir à Federação Portuguesa de Basquetebol. Actualmente era presidente da assembleia geral da Associação de Basquetebol de Lisboa.

O corpo de Hugo dos Santos estará na Igreja de Santo António, em Oeiras, com a missa agendada para as 10 horas de hoje. A saída para o funeral no Cemitério de Rio de Mouro está prevista para as 11 horas, onde o corpo será cremado.

Sugerir correcção
Comentar