Último dia do mercado: veja quais foram as derradeiras transferências

Foto
Robinho vai juntar-se a Ibrahimovic no AC Milan Foto: Alessandro Garofalo/Reuters

O mercado de transferências de futebol encerrou nesta terça-feira. Conheça os negócios mais relevantes do último dia de mercado.

Tales no Sporting

Não foi um ponta-de-lança, nem é alto. O médio Tales (1,68m) foi contratado pelo Sporting mesmo em cima do fecho mercado ao Internacional de Porto Alegre.

Ibrahimovic e Robinho juntos

O AC Milan conseguiu juntar Robinho a Ibrahimovic. Depois de ter garantido o avançado sueco ex-Barcelona, os “rossoneri” contrataram o internacional brasileiro Robinho, que encontra os compatriotas Ronaldinho Gaúcho e Pato. Com a chegada de Robinho, Marco Borriello está a caminho da AS Roma.

Di Santo no Wigan

O avançado argentino Franco Di Santo, do Chelsea, - que chegou a ser dado como possível reforço do Sporting - realizou os testes médicos e assinou um contrato válido por três temporadas com o Wigan.

FC Porto empresta Miguel Lopes e Tomás Costa

Sem entradas, o FC Porto reduziu dois elementos no plantel, emprestando Miguel Lopes ao Bétis de Sevilha e Tomás Costa ao Cluj.

Saídas no Benfica

No Benfica não há notícia de nenhuma entrada, mas há saídas confirmadas: o jovem avançado Nelson Oliveira foi emprestado ao Paços de Ferreira até ao final da temporada. Os pacenses garantiram ainda outro avançado, o irlandês Pádraig Amond (ex-Sligo Rovers). Outro jovem avançado, o hispano-brasileiro Rodrigo, contratado por seis milhões de euros ao Real Madrid, foi emprestado ao Bolton.

Schalke 04 reforça-se

O Schalke 04, adversário dos “encarnados” na Liga dos Campeões, tem sido um dos clubes mais activos no mercado. Neste último dia de transferências, os alemães acertaram a contratação de Huntelaar e Jurado. O avançado holandês chega do AC Milan, o médio espanhol provém do Atlético de Madrid. Terão custado 13 milhões de euros cada. A eles junta-se o defesa francês Nicolas Plestan, contratado ao Lille (adversário do Sporting na Liga Europa).

Lyon garante Pape Diakhate

Outro adversário do Benfica, o Lyon, assegurou o empréstimo do defesa senegalês Pape Diakhate, por empréstimo do Dínamo de Kiev.

David Rozenhal para o Lille

O defesa internacional checo David Rozenhal está de regresso a França, e, depois de ter representado o PSG, irá agora para alinhar pelo Lille (adversário do Sporting na Liga Europa). Rozenhal foi emprestado pelo Hamburgo num acordo com a duração de uma época.

Liverpool contrata Konchesky e empresta Insúa

Paul Konchesky vai ser companheiro de Raul Meireles no Liverpool. Os “reds” confirmaram a contratação do defesa ex-Fulham, que assina contrato por quatro anos. Já o defesa argentino Emiliano Insúa foi emprestado ao Galatasaray da Turquia, que esta terça-feira garantiu também o avançado bósnio Misimovic (ex-Wolfsburgo). Misimovic custou oito milhões de euros e assinou por quatro épocas.

Eidur Gudjohnsen e Jermaine Pennant assinaram pelo Stoke City. Ambos estão no clube inglês por empréstimo até ao final da temporada.

O futuro de Adebayor permanece incerto: descontente no Manchester City, o avançado togolês pode estar de saída (fala-se no Tottenham), embora a permanência na equipa de Mancini não esteja fora de hipótese.

Hleb no Birmingham

Hleb e Armand Traoré, que chegaram a ser apontados como potenciais reforços do Benfica, seguiram outros rumos. O bielorrusso foi emprestado pelo Barcelona ao Birmingham. O clube inglês também deverá contratar o chileno Jean Beausejour e o checo Martin Jiranek.

O lateral francês do Arsenal muda-se por empréstimo para a Juventus. Em sentido contrário, Jonathan Zebina e Mauro Camoranesi deixaram a Juventus, rumando a Brescia e Estugarda, respectivamente.

Também em Itália, o Nápoles contratou o atacante Dumitru para substituir Quagliarella (que se mudou para a Juventus). O reforço do Nápoles é um autêntico “globetrotter”: nasceu na Suécia, filho de pai romeno e mãe brasileira, mas representa a Itália nas selecções jovens.

O defesa Yohan Benalouane (ex- Saint-Étienne) também deixa o campeonato francês mas vai mudar-se para Itália. O destino de Benalouane será o Cesena, que pagará cerca de um milhão de euros.

Trezeguet e Drenthe no Hércules, Zé Castro de saída do Deportivo e Nelson no Osasuna

O avançado francês David Trezeguet também deixou a Juventus, tendo assinado por duas épocas com o Hércules, promovido este ano à Liga espanhola. “Um dos meus objetivos era jogar no campeonato espanhol depois de ter passado 10 anos na Juventus”, sublinhou Trezeguet, de 32 anos, à chegada a Alicante.

Royston Drenthe também ruma ao Hércules, por empréstimo do Real Madrid. O holandês, que foi apontado como possível reforço do Sporting e do Benfica, reencontra Trezeguet, com quem se cruzou na Juventus.

O defesa português Zé Castro do Deportivo da Corunha, falhou o treino desta terça-feira com autorização do clube galego e poderá estar de saída do emblema da Liga espanhola.

Nelson foi emprestado pelo Bétis de Sevilha ao Osasuna por uma época com opção de compra de seis milhões de euros.

Marius Stankevicius vai ser companheiro de Ricardo Costa, Miguel e Manuel Fernandes no Valência. O defesa lituano chega ao clube espanhol por empréstimo da Sampdoria.

Guimarães e Braga voltam aos negócios

No Minho, dez anos depois, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga acertaram uma transferência directa. O contemplado foi Custódio, que assina por três anos com a formação orientada por Domingos Paciência.

Valência no Portimonense, Lucas na Naval e Cadu no Olhanense

O polivalente colombiano Carlos Valência, 21 anos, é reforço do Portimonense para as próximas duas temporadas. O clube algarvio apresentou também o avançado brasileiro Renatinho, de 23 anos, um jogador formado no Santos e que alinhava no Kawasaki Frontale, do Japão.

Klisman Lucas, avançado brasileiro de 20 anos, foi inscrito na Liga pela Naval, proveniente do Vitória de Guimarães.

O médio ofensivo brasileiro Cadu (que já representou a União de Leiria) assinou por uma época pelo Olhanense.

União de Leiria contrata Arthuro

Arthuro, avançado brasileiro de 28 anos, vai reforçar a equipa leiriense, depois de ter alinhado na última época no Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos.

Asamoah Gyan no Sunderland por 14 milhões

O internacional ganês Asamoah Gyan deixa o Rennes para rumar ao Sunderland, onde o espera um contrato válido para as próximas quatro temporadas, numa transferência avaliada em 14 milhões de euros.

O guarda-redes croata Stipe Pletikosa foi emprestado pelo Spartak de Moscovo ao Tottenham até final da temporada.

Na Alemanha, o Hoffenheim chegou a acordo com o Reading para a contratação do internacional islandês Gylfi Sigurdsson. A transferência custou 5,2 milhões de euros ao clube alemão, que oferece um contrato de quatro anos ao médio ofensivo de 20 anos.

Morientes termina carreira

Aos 34 anos, o ex-internacional espanhol Fernando Morientes anunciou esta terça-feira o fim da carreira como futebolista profissional, depois de alegadamente ter rejeitado um convite do Sporting, e vai tornar-se comentador do canal espanhol “Telecinco”. “Depois de 17 anos na elite do futebol, devo dedicar mais tempo à minha família”, referiu o jogador em declarações à “Marca”. Fernando Morientes representou a selecção espanhola entre 1998 e 2007, tendo alinhado em 47 jogos e apontado 27 golos.

Notícia actualizada às 2h50
Sugerir correcção
Comentar