Retrato de 1815 identificado como sendo de William Turner

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DR/Museums of Sheffield

Cornelius Varley desenhou o pintor britânico, convencendo o relutante artista a posar para si.

O pintor inglês William Turner (1775-1851) detestava que lhe fizessem o retrato. Toda a vida fugiu disso, e o resultado é que, para além de caricaturas feitas pelos amigos, muito poucas imagens dele chegaram até hoje. Mas agora, noticia o "Guardian", os estudiosos de Turner concluíram finalmente que um desenho de Cornelius Varley de um homem ainda jovem, com perto de 40 anos, e de traços elegantes - muito diferente das caricaturas que o mostravam como uma figura grotesca, de nariz adunco - representa de facto o pintor. 
 
A imagem é também muito diferente da da máscara de morte que a National Portrait Gallery possui do artista. Quando morreu, aos 76 anos, Turner estava muito magro e praticamente já não tinha dentes. Mas a investigadora Kelly Freeman, da Universidade de Dundee, especialista estudos forenses que permitem a identificação a partir de fotografias e esqueletos, cruzou as duas imagens - o desenho de Cornelius e a máscara - e concluiu, por características como a distância entre o lábio superior e o nariz, que se trata da mesma pessoa.

O projecto agora é fazer, por computador, um retrato de Turner - o retrato que, lembra o "Guardian", o pintor toda a vida tentou evitar que lhe fizessem. A única outra imagem que se conhece está na posse da Tate Gallery e é um auto-retrato, de um jovem bonito e de olhar penetrante, e que foi feito quando tinha 24 anos.

Vários artistas contemporâneos de Turner tentaram pintá-lo, mas ele recusou-se sempre a posar. Por isso, ainda de acordo com o "Guardian", há alguns desenhos feitos às escondidas durante apresentações públicas ou exposições. Não se sabe como é que, em 1815, Cornelius Varley terá convencido Turner a posar para ele. Sabe-se no entanto que usou uma técnica que inventara e à qual chamara "telescópio gráfico": a imagem era projectada numa folha de papel e desenhada com base nessa projecção.

Os especialistas admitem que, por um lado, talvez Turner tivesse curiosidade em ver o resultado da técnica, e que, por outro, quisesse ser retratado de uma forma que lhe fizesse mais justiça do que as terríveis caricaturas que circulavam na época.

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