Promuseus vai atribuir 250 mil euros para projectos na Rede Portuguesa de Museus

O ProMuseus, programa de apoio à Rede Portuguesa de Museus (RPM), vai atribuir este ano 250 mil euros num concurso que dará preferência a projectos nas áreas das reservas, divulgação e parcerias, foi hoje anunciado.

De acordo com o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), o concurso do ProMuseus abriu esta semana e vai receber candidaturas dos membros da RPM até 3 de Setembro de 2010.

A RPM, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura que se dedica à credenciação e qualificação na área museológica, possui actualmente 131 museus, depois de, em Maio este ano, terem entrado dez novos membros.

As unidades que receberam a certificação este ano foram o Museu Rainha D. Leonor/Museu Regional de Beja, o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo (Câmara Municipal de Mação), o Museu da Indústria de Chapelaria (Câmara Municipal de S. João da Madeira), o Museu Marítimo de Ílhavo (Câmara Municipal de Ílhavo), o Museu Municipal de Estremoz (Câmara Municipal de Estremoz), e o Museu Municipal de Ferreira do Alentejo (Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo).

Também integraram este grupo o Museu do Convento dos Lóios (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira), o Museu Municipal de Coimbra (Câmara Municipal de Coimbra), o Museu da Luz (Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A.) e o Museu da Carris (Companhia de Carris de Ferro de Lisboa).

A entrada destes dez novos membros - e que passam a beneficiar de programas de apoio financeiro e acesso prioritário a ações do IMC - aconteceu numa altura em que a RPM completa dez anos de existência.

Desde a sua criação, em 2000, a RPM - organismo certificador da qualidade e funcionamento dos espaços museológicos no país - tem vindo a promover a partilha de conhecimento, serviços, recursos e boas práticas nesta área.

A RPM reúne museus e palácios, incluindo os nacionais, os tutelados pelas delegações da cultura dos Açores e da Madeira, da administração local e central, de empresas públicas, privados, de fundações, da Igreja Católica e das Misericórdias.

Entre os museus da RPM contam-se ainda o de Arte Sacra do Funchal, o de Cerâmica de Sacavém, o Museu Municipal de Aljustrel, a Casa-Museu Guerra Junqueiro no Porto, o Tesouro-Museu da Catedral de Braga, o Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa, e também os de fundações como Serralves e Calouste Gulbenkian.

Sugerir correcção
Comentar