Ciclismo

Sérgio Paulinho ganha etapa no Tour

Sérgio Paulinho é o quarto ciclista português a ganhar uma etapa do Tour
Foto
Sérgio Paulinho é o quarto ciclista português a ganhar uma etapa do Tour Foto: Jacky Naegelen/Reuters

O português da RadioShack tornou-se o quarto ciclista nacional a ganhar uma etapa na Volta à França.

Sérgio Paulinho fez do dia da Bastilha o dia de Portugal no Tour, ganhando a etapa em Gap e juntando-se a Joaquim Agostinho, Paulo Ferreira e Acácio da Silva na lista de vencedores portugueses de etapas na maior prova velocipédica internacional.

O ciclista da RadioShack bateu ao sprint Vasili Kiryienka (Caisse d'Epargne), depois de uma longa fuga. É a primeira vitória em etapas do português (medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Atenas) no Tour, e a segunda em grandes voltas (já venceu na Vuelta em 2006).

O português Sérgio Paulinho (RadioShack) ganhou hoje ao “sprint” a 10.ª etapa da Volta a França de bicicleta, após 179 quilómetros, entre Chambéry e Gap.Paulinho completou os 179kms entre Chambéry e Gap em 5h10m57s e sucede a Acácio da Silva, o último corredor luso a vencer uma tirada em linha no Tour, em 1989.

Este é o 10.º triunfo individual de um português na “Grande Boucle”, após os cinco êxitos de Joaquim Agostinho (duas etapas em 1969, uma em 1973, 1977 e 1979), três de Acácio da Silva (1987, 1988, 1989) e um de Paulo Ferreira (1984).