Arraial Pride comemora a legalização do casamento gay

Foto
O arrail conta com uma novidade: a iniciativa Noiv@s do Arraial Nuno Ferreira santos/PÚBLICO

A 14.ª edição do Arraial Pride, que hoje começa, servirá para celebrar “um ano especial e histórico” na luta dos homossexuais pela igualdade, sublinham os organizadores.

“Vamos poder celebrar o orgulho na igualdade que já alcançámos e a mobilização continuada pela igualdade que ainda temos de garantir”, referiu Paulo Corte-Real, presidente da Associação ILGA Portugal, que organiza o maior acontecimento LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero) do país.

Poucos meses após a legalização do casamento homossexual em Portugal, a ILGA espera ainda poder brindar com representantes da Câmara Municipal de Lisboa e representantes dos grupos parlamentares.

“Ainda não temos a confirmação de todos os grupos parlamentares, mas teremos todo o orgulho que todos se juntem a nós para brindar à igualdade, um valor tão importante em democracia”, comentou Paulo Corte-Real, que estima a presença de mais de 10 mil pessoas.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o evento decorre das 14h00 de hoje até às 04h00 de domingo no Terreiro do Paço e conta com uma novidade: a iniciativa Noiv@s do Arraial.

Este passatempo convida os casais que queiram oficializar o seu pedido de casamento no Arraial Pride, elegendo depois o mais original e romântico. Ao vencedor será oferecido todo o casamento: desde custos com o processo, ao copo de água e à lua-de-mel.

A ILGA sublinha que este evento, de acesso gratuito, tem actividades destinadas a todos os tipos de famílias.

Regressa este ano o espaço Arraialito, com actividades dirigidas aos mais novos, com jogos e sessões de filosofia para crianças.

O programa inclui ainda speed dating, tango livre, “performances” e a segunda edição dos “queer games”, em que o público vai poder disputar a maratona das nazarenas e o arremesso da canasta (jogada com o traje regional das sete saias de Nazaré), o rali das divas Isadora Duncan, as olimpíadas do croché e da agulha e o duelo das manicures.

Sugerir correcção
Comentar