Morreu o actor Dennis Hopper

Foto
Dennis Hopper Mario Anzuoni/arquivo

Dennis Hopper, autor e protagonista do clássico “Easy Rider” (1969), morreu hoje aos 74 anos depois de complicações provocadas por um cancro na próstata.

Hopper morreu ao início da tarde na sua casa em Los Angeles, rodeado de familiares e amigos, contou à Reuters o amigo do actor, Alex Hitz. Ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, o actor contracenou com James Dean em "Rebeldes sem Causa" e participou em clássicos da sétima arte como "Apocalypse Now" ou "Blue Velvet".

Foi nomeado duas vezes para um Oscar mas "Easy Rider", de 1969, será o seu contributo mais notável para a história do cinema norte-americano. Aí contracenou com Peter Fonda e os dois interpretaram uma dupla de motards. Este desempenho, inspirado e resultante da "geração Woodstock", acabou por ganhar o prémio destinado às primeiras obras no Festival de Cannes.

Após uma época conturbada nos anos 70, marcada pelo consumo de álcool e droga, Hopper regressa ao grande ecrã com "Blue Velvet" de David Lynch, onde desempenhou o papel de um alcoólico que lhe valeu a nomeação para o Oscar de melhor actor secundário.

Apesar de ter manifestado por várias vezes a sua simpatia pelo Partido Republicano, nas últimas presidenciais norte-americanas apoiou a candidatura de Barack Obama. No final de Março de 2010 viu ser colocada a sua estrela no Passeio da Fama de Hollywood. Apareceu então, pela última vez em público, acompanhado dos actores Viggo Mortensen e Jack Nicholson. Já estava doente e agradeceu a homenagem. "Esta estrela significa muito para mim. Obrigado a todos".

Em Janeiro Hopper passou por um conturbado processo de divórcio da sua quinta mulher, Victoria Duffy, após 14 anos de casamento, e em Abril um juiz condenou-o a pagar uma pensão mensal de 12 mil dólares á mulher e à filha de ambos, de sete anos, adiantou a AFP. Ele já não esteve presente na audiência e o seu advogado alegou que estava muito doente.

Nascido no estado norte-americano do Kansas, em 1937, Hopper começou por estudar teatro no Old Globe Theatre em San Diego e mais tarde no Actor Studio, em Nova Iorque. A sua primeira participação numa série de televisão foi em Medic, da NBC. Era então um grande admirador de James Dean. "Tinha 18 anos e pensava que era o melhor actor do mundo até que vi Dean. Nunca tinha visto ninguém a improvisar antes. Nunca tinha visto ninguém que fizesse coisas que não estavam no papel. Fiquei deslumbrado".

Para além do cinema, era também apaixonado por fotografia, pintura e escultura e chegou a expor regularmente os seus trabalhos. Em 2001, recordou a BBC, chegou a dizer numa exposição em Amesterdão que aquele era o momento mais alto da sua vida, ainda mais do que "Easy Rider".

Sugerir correcção
Comentar