Anónima oferece pintura de Georgia O'Keeffe a museu

Foto

Doacção de "Grey Hills Painted Red, New Mexico" (1930) surpreende Museum of Fine Arts de St. Petersburg, na Flórida.

O Museum of Fine Arts de St. Petersburg, na Flórida, foi surpreendido há pouco tempo por um telefonema de uma senhora. Ela adoraria visitar o museu. E por isso, claro, queria que o Museum of Fine Arts ficasse com o seu valioso Georgia O'Keeffe.

O director do museu, John Schloder, disse à Associated Press que nem queriam acreditar quando ouviram a proposta. O museu nunca teria possibilidades financeiras para poder adquirir uma obra da pintora americana Georgia O'Keeffe.

A doadora, que pediu apenas que não fosse identificada, perguntou se o museu estava interessado em ver a sua pintura. A direcção do museu respondeu afirmativamente.

"Grey Hills Painted Red, New Mexico", de 1930, foi pendurado numa das paredes do museu na semana passada. A obra, que já pertenceu a vários coleccionadores privados, foi também emprestada ao longo dos anos a vários outros museus, como o Art Institute of Chicago e o Museum of Fine Arts de Boston.

As pinturas de O'Keeffe do mesmo período de "Grey Hills" que foram vendidas nos últimos anos atingiram valores entre um milhão e meio de euros e quase cinco milhões de euros.

Georgia O'Keeffe nasceu em 1887 no Wisconsin e morreu em 1986. Estudou pintura no Art Institute of Chicago e na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. As suas pinturas modernistas tornaram-na uma das pintoras norte-americanas de maior sucesso do século XX.

Sugerir correcção
Comentar