Tacita Dean recorda Merce Cunningham

Foto

Acompanhou três dias de ensaios no último ano de vida de Cunningham, e o resultado, "Craneway Event", vai poder ser visto a partir de 13 de Maio, em Londres, na Frith Street Gallery.

Em Novembro de 2008, a artista visual britânica Tacita Dean passou três dias a filmar os ensaios de uma companhia de dança numa fábrica da Ford em Richmond, na Califórnia, um edifício dos anos 30 com vista para os navios e os pelicanos de passagem pelo Pacífico. À frente dessa companhia estava um homem de 89 anos, Merce Cunningham, uma das figuras mais seminais da história da dança contemporânea. Meses depois, quando Cunningham morreu, a 26 de Julho de 2009, Tacita Dean tinha nas mãos as últimas imagens do coreógrafo. O filme que delas resultou, "Craneway Event", vai finalmente poder ser visto a partir de 13 de Maio, em Londres, na Frith Street Gallery. É um registo de 108 minutos que nos permite agora ver Merce Cunningham numa cadeira de rodas, a trabalhar (e às vezes a adormecer) com os seus bailarinos ao longo de três tardes parecidas com tantas outras, mas também "o documento de uma prática celebrada, de um homem lendário em acção, e de um momento que agora se perdeu para sempre no tempo", assinala a galeria.

Tacita Dean já estava a montar o filme quando soube que Merce Cunningham tinha morrido: "Instalou-me imediatamente numa ausência que eu inicialmente preenchi vendo registos de Merce a dançar na sua juventude, ou a tagarelar em entrevistas. Quando voltei ao filme, percebi que estava na posição verdadeiramente única de poder continuar a trabalhar com ele e de criar uma coisa nova, não só sobre ele mas com ele". A alegria de Cunningham nos ensaios tornou-se "uma espécie de musa", uma força motriz: "Comecei a achar que o Merce tinha disposto os componentes que fariam o filme - o edifício, os bailarinos, a luz, os navios e os pássaros, porque sabia que eles não iriam falhar na sua ausência".

Sugerir correcção
Comentar