Judo

João Pina sagra-se campeão da Europa

João Pina conseguiu a primeira medalha em campeonatos da Europa
Foto
João Pina conseguiu a primeira medalha em campeonatos da Europa Dominic Ebenbichler/Reuters

O português João Pina sagrou-se hoje campeão da Europa de judo na categoria de -73 kg, ao derrotar o russo Batradz Kaitmazov na final, em Viena.

Este é o melhor resultado de sempre do judoca do Sporting, que nunca tinha conseguido uma medalha em europeus, mundiais ou Jogos Olímpicos, como sénior.

O ouro de Pina sucede à medalha de bronze conquistada por Telma Monteiro nos Europeus de Viena, na quinta-feira, em -57 kg.

Para chegar a este resultado histórico, o judoca português venceu cinco combates, o último dos quais com uma preciosa vantagem de waza-ari, logo aos 17 segundos.

João Pina apresentou-se muito forte e supreendeu o adversário nos instantes iniciais, com uma pega que projectou Kaitmazov no tatami, com o russo a cair sobre um dos ombros e o árbitro a dar o waza-ari (segunda pontuação máxima) ao português.

O despique ficou logo desequilibrado, com João Pina a poder manter uma postura activa, mas sem muitos riscos, e a obrigar a que fosse o seu oponente a atacar.

A situação não se verificou e os juízes ainda penalizaram Kaitmazov por falta de combatividade, numa fase do combate em que o português tentou "ataques controlados".

O momento de maior risco para Pina deu-se a 1.45 minutos do final do combate, num ataque mais acutilante do russo, com o português a conseguir levar a luta para o chão.

O judoca do Sporting "jogou" então a favor do relógio - procurou desfazer duas pegas e sofreu um castigo (a 30 segundos do final) -, e soube esperar que os segundos entrassem em contagem decrescente.

Até chegar à medalha de ouro e ao momento mais alto da sua carreira - que conta com duas participações olímpicas (Atenas2004 e Pequim2008) -, João Pina teve um trajeto muito consistente. A sua caminhada começou com vitórias perante o checo Jaromir Jezek (waza-ari), o holandês Dex Elmont (waza-ari), o polaco Krzystof Wilkomirski (ippon) e, já na meia final, frente ao georgiano Zaza Kedelashvili (ippon).

João Pina teve ainda o mérito de afastar o vice campeão europeu em título, Dex Elmont, que o tinha eliminado nos últimos Europeus, em Tblissi, e um antigo campeão europeu de -66 kg, Zaza Kedelashvili (campeão nos Europeus de Lisboa 2008).

Este triunfo permitiu ainda à seleção portuguesa superar os objectivos que tinha traçado para a competição - com a conquista de pelo menos uma medalha -, já que o título europeu de João Pina se junta à medalha de bronze conquistada na quinta feira por Telma Monteiro (-57 kg).

Com um dia francamente positivo para a comitiva lusa, destaque ainda para o árbitro Nuno Carvalho, que, poucos minutos antes da final de -73 kg, dirigiu o combate para o bronze entre o francês Ugo Legrand e o georgiano Zaza Kedelashvili, com vitória do primeiro.

Na parte da manhã, a única portuguesa a competir, a judoca Ana Cachola, perdeu na primeira ronda, ao sair derrotada pela espanhola Yahaira Aguirre de Juan, por yuko.

No sábado, competirá a luso-cubana Yahima Ramirez, que inicia a discussão nos -78 kg perante a eslovena Ana Velensek.