Episódio de South Park censurado por Maomé aparecer em fato de urso

Foto
Maomé dentro do fato de urso, na versão South Park DR

Dentro do fato de urso aqui no meio da imagem está Maomé — e este é o motivo da nova polémica em que se viram envolvidos os criadores da série South Park, quer resolveram gozar desta forma com o tabu de mostrar a imagem do profeta do Islão.

A imagem é de há duas semanas, porque no episódio que foi transmitido pelo canal de cabo Comedy Central na quarta-feira à noite, os desenhos apareceram com uma data de bips e quadrados negros sobre a imagem a dizer censurado — mais ainda do que os autores tinham autorizado, em reacção à polémica causada pelo fato de urso.

No episódio 200, Maomé andava dentro de um camião e com fato de urso, numa história em que entravam profetas de outras religiões, também figuras habituais da série (Jesus, Joseph Smith, Buda, etc). Isso fez surgir ameaças num site com sede nos Estados Unidos, mas conhecido por elogiar acções consideradas terroristas, chamado Revolution Muslim — não prometendo atentados, ou apelando a ataques contra Matt Stone e Trey Parker, mas dizendo-lhes que continuando por este caminho podem acabar como Theo Van Gogh.

Ora Van Gogh era o realizador de cinema holandês morto em 2004, em Amsterdão, por ter feito um filme em que denunciava a violência contra as mulheres muçulmanas. E para não haver dúvidas, o site mostrava uma foto do cadáver ensanguentado de Van Gogh no chão. E de uma casa no Colorado que se pensa ser propriedade de Stone e Parker. Não será suficiente para uma denúncia às autoridades, diz a CNN, mas parece ter bastado para a Comedy Central puxar o travão.

Tanto o episódio de ontem como do da semana passada deixaram de estar disponíveis no site da série.

Sugerir correcção
Comentar