O Papa (do indie-rock) vem a Portugal e chama-se Steve Albini

Foto

Maio, Galeria Zé dois Bois, dia 24, e Auditório de Serralves, dia 25.

Mais vale tarde do que nunca. Rejubilem. A eminência parda do indie rock "made in USA" vai dar os seus primeiros concertos em terras lusas: Maio. Galeria Zé dois Bois, dia 24. Auditório de Serralves, com a produção da Amplificasom, dia 25.  Sim, é Steve Albini, o produtor dos Pixies, Nirvana, PJ Harvey, Smog, High On Fire ou dos Low; o adversário (eterno) e furiosamente independente das grandes multinacionais da música (que o diga a Geffen por alturas de "In Utero"); o mentor dos fabulosos Big Black e Rapeman; um dos actores principais desse filme nunca filmado que foi o "underground" americano dos anos 80; enfim, o homem que cantou as cuecas de Kim Gordon.

Steve Albini chega "anónimo" nos Shellac, power-trio que formou em 1992 com Bob Weston e Tod Trainer, pelo que na verdade o concerto será justamente atribuído à banda da qual se destacam obras-primas do rock, como "At Action Park (1994)", "Terraform" e 1000 Hurts (2000). Mas, agora com entradas e duplo queixo, não terá apenas a companhia dos músicos.

Quando subir ao palco, Steve Albini terá aí a companhia de uma panorama de histórias, sons e imagens da cultura popular dos últimos 30 anos. O noise rock que ajudou a fundar e inspirou gerações de músicos (dos Godflesh aos Marlyn Manson passando por David Grubbs, os Slint ou os Nirvana); O tédio, o violência e o medo da América suburbana que descreveu nas suas canções (curiosidade: Albini como Lynch viveram durante alguns anos na mesma cidade); a ética de trabalho e a iniciativa (própria) das editoras independentes dos anos 80, sem subsídios ou apoios estatais; outros músicos com quem se cruzou, verdadeiros compagnons de route, como os Sonic Youth, Ian MacKaye (Minor Threat, Fugazi), Butthole Surfers, Kurt Cobain, Will Oldham ou Jimmy Page. Vai ser mais do que um concerto.

Sugerir correcção
Comentar