Frio e neve deixam Norte e Centro do país em alerta e condicionam trânsito

Foto
Fotografia captada hoje em Vila Real por uma leitora do PÚBLICO Ilda Real

Nos últimos dias, Portugal tem sofrido uma vaga de frio e quedas intensas de neve um pouco por todo o país, estando vários distritos em alerta azul, registando-se também perturbações na circulação rodoviária em nove distritos.

As regiões do Norte e Centro são as mais afectadas pelas baixas temperaturas, tendo a Protecção Civil alargado até ao meio-dia de amanhã o alerta azul nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Caiu neve em vários pontos do país, incluindo no Alentejo: a cidade de Elvas e as vilas de Campo Maior e Marvão, no distrito de Portalegre, ficaram hoje cobertas de branco, um fenómeno raro nos dois primeiros casos.

A queda de neve está também a condicionar várias estradas do país, tendo sido cortadas algumas ligações rodoviárias nos distritos de Coimbra, Viseu, Leiria, Braga, Aveiro, Porto, Bragança, Vila Real e Guarda.

Neste último distrito, registaram-se nevões em quase toda a região, tendo ocorrido mais problemas nas estradas dos concelhos de Trancoso, Manteigas, Seia e Guarda, segundo fontes da Protecção Civil, adiantando o portal online da Autoridade Nacional da Protecção civil que “todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela” estão cortados.

O nevão intenso que cai no distrito de Vila Real desde as 09h30 de hoje está a provocar o caos nas estradas do distrito, com as autoridades a receberem inúmeros pedidos de ajuda para automobilistas retidos.

A principal estrada de ligação de Trás-os-Montes ao litoral, o Itinerário Principal 4 (IP4), está cortada ao trânsito desde as 11h44 na serra do Marão, entre Vila Real e Amarante.

Na Serra da Estrela, um militar da GNR ficou hoje ferido num despiste com uma moto-quatro em patrulha numa estrada que está fechada ao trânsito desde as 09h30, por causa de um nevão intenso.

O homem de 31 anos “sofreu um traumatismo torácico grave com fracturas nas costelas, clavícula e com uma contusão pulmonar que precisa de algum cuidado”, referiu à agência Lusa o cirurgião Manuel Fanfa, do hospital da Covilhã, onde o militar foi assistido.

O mau tempo regressou ao Algarve, depois das intensas chuvas de domingo passado. Esta madrugada foram registadas 24 ocorrências entre as 00h00 e as 17h00, com três estradas cortadas (duas em Tavira e uma em Lagos) e inundações em perímetro urbano.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS) deu também conta de várias inundações em Olhão, Faro, Loulé e Vila Real de Santo António.

No Alentejo, o mau tempo das duas últimas semanas acentuou a degradação de um troço da muralha medieval de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz.

“São cerca de 50 metros de muralha que necessitam de intervenção, embora não haja um perigo iminente de derrocada”, disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz, Jorge Nunes.

No final da semana passada, a vaga de frio fez com que a Legião da Boa Vontade do Porto fizesse rondas suplementares para fornecer agasalhos e alimentação calórica aos sem-abrigo.

Se tem fotos ou vídeos da neve, junte-as ao nosso grupo no Flickr - Neve em Portugal - Janeiro 2010
Sugerir correcção
Comentar