Palavras da década - S

Schumacher

Falar de Fórmula 1 nos anos 2000 é falar de Michael Schumacher. O alemão transformou-se no piloto mais vitorioso de sempre na competição, com sete títulos mundiais, 91 vitórias e 68 pole positions. Algo que nunca ninguém tinha alcançado. E, para finalizar a década, Schumi vai regressar à F1 em 2010, aos 41 anos.


Hugo Daniel Sousa
Serralves

Dez anos após a criação da Fundação de Serralves, a abertura do seu Museu de Arte Contemporânea, em 1999, cujas exposições batem sucessivos recordes de visitantes, colocou o Porto no mapa da arte contemporânea. É a sua excelente programação que atrai o público, e esse é, paradoxalmente, um dos grandes méritos do projecto de Siza Vieira, cujo edifício não se sobrepõe aos fins que serve. Ao contrário do que aconteceu com os atrasos e polémicas da construção da Casa da Música, nada correu mal com este projecto, o que não admira. Serralves foi sempre um caso feliz, a começar pelo milagre de o seu belíssimo e gigantesco parque ter chegado intacto ao século XXI.


L.M.Q. SMS

O primeiro foi enviado em 1992, mas foi só esta década que a comunicação na ponta do dedo se tornou um fenómeno de massas. Em, Portugal, 5,8 milhões utilizam este serviço. Entre 2006 e 2008, o número médio de SMS enviados aumentou mais de 70 por cento. Em média, cada utilizador envia 84 por semana. Mas entre os jovens este número ultrapassa facilmente os 200.


C.V. Sócrates

Domina a vida política portuguesa na segunda metade da década. Consegue a primeira maioria absoluta para o Partido Socialista, pondo fim a uma curta, mas intranquila, cura de oposição, marcada pelo impacto do escândalo da Casa Pia na direcção de Ferro Rodrigues. Determinado ou arrogante, conforme os pontos de vista, é um primeiro-ministro que prefere a concentração ao diálogo. A maioria absoluta não sobreviveu à crise, ao Freeport e aos conflitos do final do mandato, em particular o que o opôs aos professores. Condenado a governar em minoria, o seu futuro político depende de como se vier a adaptar à situação em que se encontra desde 27 de Setembro.


M.G. Special One

Saiu da boca de José Mourinho a expressão que haveria de popularizar-se no mundo de futebol: “I think I am a special one.” De facto, é. O treinador português que levou o FC Porto de volta ao topo da elite europeia já deixou marca em Inglaterra (o Chelsea tem muito a agradecer-lhe) e na Liga italiana. Pelo meio, comprou guerras de palavras com muitos treinadores, mas nunca deixou de ser genuíno. “Sou um treinador de top”, assumiu.


N.S.
Sugerir correcção
Comentar