Mergulhar debaixo do chão

Basta um toque do King Midas para músicas urbanas como o dubstep serem envolvidas pela soul.

Um produtor versátil e de grandes recursos, Kevin Martin (The Bug), um poeta na tradição das "músicas negras" (Roger Robinson), uma artista também cantora (Hitomi) e o responsável pela editora Hyperdub (Kode9). Está desenhado o quadro que nos transporta a "Waiting For You", o magnífico álbum de estreia do projecto britânico King Midas Sound.

Contexto: as margens das sonoridades dubstep, mas marcadas por uma viagem menos tumultuosa do que é habitual. Tudo porque Kevin Martin percebeu que a voz, e a poesia, de Roger Robinson só poderiam ser envolvidas por um manto sonoro (inspirado no dub, no dubstep, no hip-hop) mais sedoso do que aquele que nos habituou com The Bug. Claro, há névoa, clarões a preto e branco, fantasmas, mas também existe um envolvimento soul, provocado pela voz de Robinson.

Remetido para a corrente dubstep, em grande parte pelo facto de ser um disco com o carimbo Hyperdub, é no entanto um objecto que não fica refém de nenhuma linguagem codificada. Possui uma visão plural, aludindo a várias famílias, assentando em ambientes emotivos e linhas de baixo encorpadas, enquadradas em estruturas rítmicas sincopadas. "Waiting for You" é música para imaginar mapas mentais ou para dançar de olhos fechados, desafiando convenções, sem recorrer a grandes estratagemas - apenas uma definição ambiental, um ritmo insinuante e linhas de baixo que fazem estremecer o chão. Parece pouco, mas um mundo de coisas acontece debaixo dos nossos pés. Basta deixarmo-nos submergir.

Sugerir correcção
Comentar