Lisboa: bombeiros receberam 45 pedidos de auxílio por causa da chuva intensa

Foto
A Protecção Civil colocou em alerta amarelo todos os distritos do país devido à chuva, frio e queda de neve Nuno Ferreira Santos

“Entre as 20h00 de domingo e as 06h00 de hoje, recebemos 45 pedidos de auxílio devido a inundações na via pública sobretudo na zona de Benfica, Carnide e Alvalade”, adiantou a mesma fonte, referindo que os Sapadores tiveram de intervir em situações de sarjetas e algerozes entupidos. A mesma fonte precisou que a “chuva diminuiu de intensidade, estando a situação agora mais calma”.

Várias estradas dos distritos da Guarda, Porto, Vila Real, Coimbra, Castelo Branco e Viseu estão cortadas ou condicionadas devido ao gelo e fortes nevões, de acordo com a GNR. O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sob aviso laranja onze distritos de Portugal Continental e cinco a amarelo devido à previsão de precipitação forte, queda de neve, vento forte e agitação marítima.

Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil colocou em alerta amarelo todos os distritos do país a partir da meia-noite de hoje, primeiro dia do Inverno, devido à chuva, frio e queda de neve esperada acima dos 300 metros, reforçando o dispositivo em todas as regiões.

De acordo com o alerta da Protecção Civil, são esperadas “inundações em locais mais vulneráveis, desconforto térmico” e também gelo e neve nas estradas. O nível de alerta amarelo - o segundo mais alto - prolongar-se-á até às 23h59 de hoje.