Ingleses e espanhóis são os alvos a evitar para FC Porto, Benfica e Sporting no sorteio

Foto
O Liverpool é um dos possíveis adversários de Benfica e Sporting na Liga Europa Foto: Phil Noble / Reuters (Arquivo)

Quase 50 por cento dos possíveis adversários do FC Porto são espanhóis, mas também há dois ingleses e os que, em teoria, são “brindes”. Na Liga Europa, Benfica e Sporting são cabeças-de-série, mas isso pode não ser uma boa notícia para as equipas de Lisboa. É que o Liverpool não terá esse estatuto e pode ser o adversário de “águias” ou “leões”. Amanhã anda à roda a sorte dos três “grandes” do futebol português.

Comecemos pelo princípio: 11h, Nyon. A primeira equipa portuguesa a conhecer o adversário será o FC Porto. Os portistas têm duas certezas para o sorteio: vão realizar o primeiro jogo no Estádio do Dragão (16 ou 17 de Fevereiro) e, entre os oito primeiros classificados da fase de grupos, apenas um (Chelsea) não pode defrontar os “azuis e brancos”.

Excluindo os londrinos (não se podem defrontar equipas que fizeram parte do mesmo grupo), os portistas têm como possíveis adversários um trio de espanhóis (Barcelona, Real Madrid e Sevilha), uma dupla de ingleses (Arsenal e Manchester United), um francês (Bordéus) e um italiano (Fiorentina). Em teoria, qualquer dos clubes de Espanha e Inglaterra serão adversários complicados. Com graus de dificuldade maior (Barcelona, Real Madrid ou Manchester United) ou menor (Sevilha e Arsenal), neste quinteto deverá estar o lote das equipas que colocarão, teoricamente, maiores problemas a Jesualdo Ferreira.

Sobram dois: Fiorentina e Bordéus. As últimas experiências mostram que o FC Porto dá-se bem com franceses. Os duelos recentes frente a Lyon, Marselha e Mónaco são prova disso. No entanto, o Bordéus seria tudo menos uma “pêra doce”. O campeão francês é uma equipa compacta e fiável (ficou à frente de Bayern e Juventus) e tem um jogador que se destaca de todos os outros pela enorme qualidade: Gourcuff.

Resta a Fiorentina. Os italianos chegaram à fase de grupos à custa do Sporting (sem vencer nenhum dos dois jogos do play-off), mas no Grupo E mostraram força e excederam as expectativas (cinco vitórias – duas delas frente ao Liverpool – e apenas uma derrota, em Lyon).

Liverpool em Lisboa?

Na Liga Europa, a receita para os cabeças-de-série Benfica e Sporting é a mesma: evitar ingleses e espanhóis. À cabeça, há logo um nome nos possíveis adversários dos clubes de Lisboa que se destaca: Liverpool. Os ingleses caíram na Liga Europa após terminarem a fase de grupos no terceiro lugar e, ao serem apenas a quinta equipa com mais pontos das oito que ficaram nessa posição, viram-se relegados para o lote dos que não são cabeças-de-série.

Tal como acontece com o FC Porto, Benfica e Sporting também têm como potenciais adversários um trio de espanhóis: Athletic Bilbao, Atlético Madrid e Villarreal. Entre os clubes que podem ser obstáculos mais complicados, há ainda nomes como o Hamburgo, Panathinaikos ou Rubin Kazan.

Mais agradável para Sporting e Benfica poderá ser uma viagem à Dinamarca (FC Copenhaga), Bélgica (Club Brugge ou Standard Liège) ou Holanda (Twente). Por serem cabeças-de-série, “leões” e “águias” realizam a segunda mão da eliminatória em casa.

Possíveis adversários do FC Porto:

Arsenal, Barcelona, Bordéus, Fiorentina, Manchester United, Real Madrid e Sevilha

Possíveis adversários do Benfica:

Ajax, Athletic Bilbao, Atlético Madrid, Club Brugge, FC Copenhaga, Fulham, Hamburgo, Hertha Berlim, Lille, Liverpool, Panathinaikos, Rubin Kazan, Standard Liège, Twente e Villarreal

Possíveis adversários do Sporting:

Ajax, Athletic Bilbao, Atlético Madrid, Club Brugge, Everton, FC Copenhaga, Fulham, Hamburgo, Lille, Liverpool, Panathinaikos, Rubin Kazan, Standard Liège, Twente e Villarreal

Sugerir correcção
Comentar