Avisos amarelos para Madeira e Porto Santo

Segundo o IM, o céu deverá apresentar-se encoberto na Madeira, com abertas a partir do início da tarde. A chuva será, por vezes, forte, passando a regime de aguaceiros a partir do final da manhã, e que poderá ser de neve nas zonas mais altas da ilha. Verificam-se, ainda, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O vento será moderado a forte (entre 25 e 45 Km/h) de sudoeste, com rajadas na ordem dos 80 Km/h rodando, a partir da manhã, para noroeste moderado (de 15 a 30 Km/h), e tornando-se fraco (inferior a 15 Km/h) no Funchal.

Ainda na Madeira, o IM alerta para vento forte a muito forte (entre 50 e 70 Km/h) de sudoeste nas terras altas, com rajadas na ordem dos 90 Km/h, rodando para noroeste e diminuindo de intensidade. A temperatura deverá descer, prevendo-se que atinja os 21 graus Celsius de máxima, no Funchal.

No território continental, o céu apresentar-se-á pouco nublado, embora por vezes surjam nuvens altas, e o vento será fraco (inferior a 15 Km/h do quadrante leste), soprando ocasionalmente moderado (até 30 Km/h) do quadrante sul no litoral e nas terras altas.

O IM alerta ainda para a existência de neblina ou nevoeiro, sobretudo nas regiões do interior Norte e Centro.

Prevê-se ainda para todo o país uma descida da temperatura mínima, sendo que o Porto e Lisboa deverão atingir os 17º de máxima e Faro os 18º.

Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora e Póvoa de Varzim estão hoje encerradas, enquanto que as de Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.

Os avisos amarelos representam situações de risco para determinadas actividades, dependentes da situação meteorológica.