Vitória de Guimarães bate Benfica e vence Troféu António Pratas

Foto
O Guimarães venceu a primeira prova da temporada Carla Carvalho Tomás (Arquivo)

O Vitória de Guimarães venceu hoje o Troféu António Pratas ao derrotar o Benfica, campeão nacional de basquetebol, por 76-69, na final disputada no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.

A final, que deveria ter sido disputada na passada semana em Pousos (Leiria), foi adiada para hoje devido ao súbito falecimento do norte-americano Kevin Widemond, vítima de uma paragem cardio-respiratória durante o intervalo do jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, entre a Ovarense e a Académica. Antes do encontro, os jogadores envergaram camisolas com as frases "Desfibrilhadores já" e "Kevin, até sempre", em memória do base norte-americano da Ovarense. Foi ainda respeitado um minuto de silêncio em sua memória, bem como do antigo internacional da Académica, Mário Mexia, que faleceu na passada sexta-feira, com 72 anos.

À entrada do Pavilhão Multidesportos de Coimbra, os familiares dos jogadores entregaram um prospecto, onde exigiam a obrigatoriedade da existência de desfibrilhadores no interior dos recintos desportivos, a formação de responsáveis pela sua utilização e a inclusão de electrocardiogramas nos exames médicos dos atletas.

O "outsider" Guimarães dominou toda a partida, ganhando vantagem desde o primeiro período de jogo (22-18). No decorrer do segundo período, os vimaranenses ampliaram fortemente a vantagem para 20 pontos, com especial destaque para o extremo Fernando Neves, que à sua conta marcou 13 pontos até ao intervalo.

Depois do intervalo, os homens da Luz "encurtaram as distâncias para os nortenhos, entrando no último período a perder por uma diferença de sete pontos. Mas o Benfica, apesar de uma ligeira melhoria no quarto período, não conseguiu recuperar da desvantagem anterior, chegando ao fim a perder pelos mesmos sete pontos de diferença.

O MVP da partida foi o extremo-poste norte-americano do Guimarães, Rod Nealy, com 18 pontos e nove ressaltos.

Este troféu, que decorreu durante todo o mês de Outubro e que contou com as 24 equipas da Liga e da Proliga, antecede o início da Liga de Basquetebol que começa na próxima semana.

A Supertaça entre o Benfica e a Ovarense, que deveria realizar-se hoje, foi adiada para 8 de Dezembro, em Albufeira.

Vitória Guimarães(76)

Jaime Silva (10) , Fernando Neves (15), Tommie Eddie (14), Rod Nealy (18) e Karlton Mims (9); Paulo Ferreira, Ricardo Pinto (4), Pedro Tavares (6) e Paulo Diamantino.


Benfica (69)

Carlos Barroca, Sérgio Ramos (9), Ben Reed (13), Elvis Évora (14) e Will Frisby (12); António Tavares (7), Diogo Carreira, Miguel Minhava (7), Nick Dewitz (7) e Ekjersey Viana.


Sugerir correcção
Comentar