Conferência de líderes parlamentares

Programa do Governo deve ser discutido na primeira semana de Novembro

A data da discussão do programa do Governo só será marcada na próxima reunião da conferência de líderes
Foto
A data da discussão do programa do Governo só será marcada na próxima reunião da conferência de líderes PÚBLICO (arquivo)

O programa do novo Governo de José Sócrates deverá ser discutido no início da primeira semana de Novembro, afirmou a porta-voz da conferência de líderes da Assembleia da República.

Após a reunião que decorreu esta tarde, a deputada Celeste Correia revelou que a discussão do programa de Governo não foi agendada, tendo em conta que também ainda não foi marcada a tomada de posse do Executivo.

A Constituição estabelece um prazo de dez dias entre a tomada de posse do Governo e a discussão do programa de Governo na Assembleia da República.

Ficou também adiada para a próxima conferência de líderes, marcada para daqui a oito dias, o desenho das comissões parlamentares. A proposta do CDS-PP de criar uma comissão de Agricultura não teve oposição do PSD, BE e PCP. O PS também mostrou não ter “nada a opor” mas remeteu uma posição final sobre o para a próxima semana quando já estiver em funções a nova direcção da bancada. Se vier a ser aceite, esta proposta do CDS-PP tem implicações políticas: o BE também passaria a ter direito a uma presidência de uma comissão.

Notícia alterada às 18h20
Sugerir correcção