Liga

O buraco da Académica está cada vez mais fundo

A Naval vai entrar amanhã em campo para o segundo jogo da 7.ª jornada com uma certeza: nas duas próximas semanas, não será a lanterna-vermelha da Liga. Tudo porque a Académica continua de costas voltadas com as vitórias e hoje voltou a levar os adeptos ao desespero, ao averbar a quarta derrota da temporada.

A primeira parte deu para perceber por que razão a Académica ocupa isolada o último lugar da tabela. Tímida a construir, nervosa a defender, permitiu ao “novo” Marítimo (agora sob o comando de Van der Gaag) acercar-se da baliza. De tal forma que Marcinho abriu o activo logo aos 14’, um minuto depois de o lesionado Peçanha ter sido substituído na baliza insular.

Em vez de reagir, a Académica acusou o golo e deixou o adversário manobrar. Ricardo foi resistindo enquanto pôde, mas o segundo golo chegaria num lance em que Pedrinho tenta salvar a bola sobre a linha de golo. Apesar das dúvidas, o árbitro deu a Baba motivos para festejar (36’).

Dos balneários regressou uma Académica mais afoita. E a nova atitude não tardou a dar frutos: remate de Sougou ao poste, depois à figura e Miguel Fidalgo no sítio certo para empurrar. Estavam decorridos 49’ e havia tempo suficiente para recuperar. Mas o golpe fatal surgiria na outra baliza, quando Baba desviou de cabeça e com eficácia um canto, aos 69’.

O descontentamento no estádio já era grande, mas os lenços brancos só chegaram quando Bruno fez o 1-4, aos 82’, com a defesa da casa já completamente desorientada.. E nem o golo de Sougou, logo a seguir, serviu para atenuar o coro de assobios que ecoou no Municipal de Coimbra após o apito final.

Ficha de jogo

Académica, 2


Marítimo, 4


Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.Académica
Ricardo, Pedrinho, Amoreirinha, Orlando, Emídio Rafael; Bischoff (M. Fidalgo, 46’), Nuno Coelho, Cris (Éder, 72’); M. Pedro, Sougou e Vouho (Lito, 46’).Marítimo
Peçanha (Marcelo, 13’); Paulo Jorge, João Guilherme, Cardozo, Alonso; Olberdam, Bruno, Marcinho; Manu (Briguel, 64’), Djalma e Baba.Árbitro
Duarte Gomes, de Lisboa.
Amarelos
Djalma (32’), Sougou (75’), Orlando (77’), Amoreirinha (87’), João Guilherme (90’)Golos
0-1, por Marcinho, aos 14’; 0-2, por Baba, aos 36’; 1-2, por M. Fidalgo, aos 49’; 1-3, por Baba, aos 69’; 1-4, por Bruno, aos 82’; 2-4, por Sougou, aos 84’.