Acidente no metro de Washignton causa, pelos menos, seis mortos e 70 feridos

Uma composição de metro chocou durante a hora de ponta (17h locais, menos cinco horas que em Portugal) na cidade de Washington DC, nos EUA, causando a morte, pelo menos, a seis passageiros e ferindo 70. O edil Adrian Fenty, que adiantou o número das vítimas, disse que foi o pior desastre de sempre em 33 anos da história da empresa.

Os dois metros, cada um com seis carruagens, seguiam na mesma linha e chocaram. A violência do embate foi tal que uma das carruagens ficou por cima do outro comboio. O acidente deu-se na superfície.

“Obviamente alguma coisa correu mal para irem dois comboios na mesma linha”, disse o porta-voz do metro, Lisa Farbstein, citado pelo “Washington Post”.

A equipa de emergência utilizou escadas para abrir as portas e conseguir retirar de dentro da carruagem algumas pessoas. As autoridades avançam com a hipótese de um dos comboios ter parado e o outro ter chocado, mas as causas do acidente ainda não estão apuradas.

Isto tudo aconteceu na sobrelotada Linha Vermelha à hora de ponta, entre as estações de Fort Totten e Takoma, nos subúrbios da cidade de Washington. Foi o primeiro acidente que envolveu a morte de passageiros desde 1982, quando três pessoas morreram num descarrilamento. O “Metro” está a funcionar desde 1976.

“O que aconteceu por volta das 17h02 ou 17h03 [22h02 ou 22h03 em Portugal] foi que um dos comboios parou à espera de receber ordem para seguir porque um outro comboio estava parado na estação”, contou o comandante dos bombeiros, Dennis L. Rubin, que estima 70 feridos, seis em estado crítico, 14 ligeiramente e 50 com possibilidades de andar pelo seu pé.

Alguns dos passageiros treparam pelos escombros para sair, descrevendo o acidente como violento. “Eu só ouvi um estrondo”, contou Dylan Hooks, 17 anos, que disse estar num dos comboios. “Toda a gente começou a gritar e alguns bateram com a cabeça contra os vidros”, disse, adiantando que a electricidade foi abaixo e as pessoas tiveram de abrir as portas para conseguirem sair.

Sugerir correcção
Comentar